Incaper apresenta técnicas para melhorar lavouras de café em Anchieta (ES)

Imprimir
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoveu uma demonstração para apresentar técnicas a produtores de café em Anchieta. O evento contou com a participação de 25 cafeicultores do município e foi conduzido pelo extensionista do Incaper João Felipe de Brites Senra (foto ao lado), doutor em genética e melhoramento de plantas que atua na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, em Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim.

O envergamento do café, técnica apresentada pelo extensionista, permite o crescimento mais rápido de novos ramos e ajuda a manter a produção da lavoura. A demonstração de método foi realizada na propriedade do agricultor José Antônio, na comunidade de Itaperoroma Baixa, em Anchieta. A propriedade é assistida por Waldemar da Silva Belem Junior, técnico do Incaper e um dos responsáveis pelo evento.

“Foi abordada a importância da qualidade das mudas para se obter uma lavoura de café com boa produtividade. Para formação de lavoura de café é necessário fazer escolha da área adequada para plantio e seguir os cuidados quanto ao preparo e análise do solo, para saber como planejar quais ações serão feitas para correção da terra. Também foi explicado sobre o espaçamento e as variedades de café conilon mais adequadas para a região”, disse Belem.

Segundo Jacinta Cristiana Barbosa, coordenadora do Incaper de Anchieta, os agricultores se envolveram bastante na atividade. “A metodologia de demonstração é muito positiva, pois aproxima os agricultores e apresenta de forma prática uma tecnologia importante para melhoria da qualidade da lavoura de café”, relata.

“Agora o Incaper pretende organizar uma excursão técnica, envolvendo mais cafeicultores, para visitar testes na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, em Pacotuba. Este foi o encaminhamento dado após o evento”, disse a coordenadora.

Além do Incaper e do agricultor José Antonio, o evento contou com a parceria da Secretaria de Agricultura de Anchieta, da Escola Família Agrícola de Olivânia (Mepes), do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Anchieta e do Sindicato Rural.

Fonte: Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper (Por Juliana Esteves e Jacinta Cristiana Barbosa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *