Imagem da Nossa Senhora do Café faz peregrinação por comunidades rurais no Sul de Minas

Imprimir

Produtores de Conceição da Aparecida (MG), no Sul de Minas, têm contado com uma ajuda especial. Desde maio, eles saem em peregrinação com a imagem de Nossa Senhora do Café por comunidades na zona rural. Uma forma de reforçar a proteção em meio às lavouras.

“Eu cheguei aqui no ano passado, no mês de janeiro e percebi logo que era uma cidade totalmente cafeeira, que gira em torno da panha do café e eu quis unir a devoção, o carinho, à Nossa Senhora, com essa realidade cafeeira”, disse o pároco Padre Glauco Siqueira dos Santos.

A santa já passou por 14 comunidades na zona rural. Em cada lugar que ela vai, os pedidos são de proteção e uma boa colheita.

“Um ano de muita paz, muita tranquilidade na safra do café e muita proteção”, disse o produtor rural Valdeir Rodriguez da Silva.

A devoção a Nossa Senhora do Café começou no interior paulista, em Espírito Santo do Pinhal. Uma moradora escreveu um artigo para uma revista católica sobre a fé dos cafeicultores e em resposta recebeu um desenho dedicado à representação dela.

A partir disso, a moradora começou a produzir as imagens. Já foram mais de seis mil encomendas. Em Machado, existe até uma capela dedicada à santa. Ela fica em uma fazenda onde uma missa é realizada todo mês para os produtores e trabalhadores rurais.

Em Conceição da Aparecida, a imagem da santa agora recebe orações todos os dias.

“O número de acidentes diminuiu muito, a incidência de acidentes com cobras, maquinários, diminuiu muito, então acredito que a Nossa Senhora veio para abençoar, para trazer o manto dela e passar em cima das nossas lavouras, dos nossos produtores, para abençoar cada vez mais”, disse a produtora rural Telma Borba da Silva.

No domingo, dia 7 de julho, a imagem de Nossa Senhora do Café irá retornar à Igreja Matriz em procissão.

Fonte: EPTV e G1 Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *