illycaffè se torna Benefit Corporation e confirma comprometimento com bem-estar do planeta

Imprimir
A illycaffè reforça ainda mais seu compromisso de buscar um modelo de negócios sustentável, capaz de integrar os interesses das pessoas e do meio ambiente, adotando o status de Benefit Corporation* e inserindo esse comprometimento em seu próprio estatuto.

As Benefit Corporations são definidas como aquelas que, enquanto exercem uma atividade econômica, perseguem um ou mais objetivos de benefício comum além dos objetivos de atingir lucro e compartilhá-lo com seus sócios. Elas operam de maneira responsável, sustentável e transparente em relação às pessoas, comunidades, territórios e meio ambiente; e com relação a bens e atividades culturais e sociais, entidades, associações e outras partes interessadas.

A adoção do status de Benefit Corporation é uma medida adotada pela empresa para tornar o seu princípio orientador de fazer negócios ainda mais explícito. A illycaffè é uma stakeholder company que visa melhorar a vida dos seus stakeholders (direta ou indiretamente envolvidos nas atividades diárias da empresa) em longo prazo, através da criação de valor para todos os atores envolvidos na cadeia produtiva, respeitando o meio ambiente. Em uma organização, stakeholder é qualquer grupo ou indivíduo que pode afetar ou ser afetado pela realização dos objetivos dessa empresa.

“Decidimos incluir no estatuto da empresa o compromisso de preservar o modelo de negócios de uma stakeholder company para reafirmar nossa filosofia corporativa, que é ser uma instituição social que busca qualidade de vida para seus stakeholders“, diz Andrea Illy, presidente da illycaffè.

“Queremos contribuir para a criação de um futuro sustentável, implantando soluções organizacionais e estratégicas que integram o bem-estar das pessoas e do meio ambiente, com uma abordagem de melhoria contínua que nos diferencia há mais de 80 anos”, complementa Massimiliano Pogliani, CEO da illycaffè.

Com o status de Benefit Corporation, a illycaffè confirma a escolha de continuar crescendo com uma operação responsável, transparente e sustentável para as comunidades com as quais interage. Promoverá uma maneira diferente de fazer negócios, com base em uma estratégia voltada para um bem comum e capaz de determinar vantagens competitivas para a empresa, integrando objetivos econômicos e de lucro com aspectos sociais e ambientais a serem perseguidos em longo prazo.

A empresa pretende focar em três áreas de intervenção incorporadas no estatuto. A primeira é a da cadeia responsável pelo valor e agricultura sustentável, alcançada por meio da análise e melhoria dos impactos ao longo da cadeia de suprimento de café, pesquisa de campo e transferência de conhecimento, além do apoio à agricultura integrada para preservar e melhorar a qualidade sustentável do café. A segunda está ligada à qualidade de vida, perseguida pelos princípios de sustentabilidade econômica, social e ambiental, e também promovendo parcerias globais voltadas para esse objetivo. Por fim, a terceira diz respeito à economia circular em benefício do planeta, proporcionando a melhoria da eficiência energética e o consumo de recursos para reduzir progressivamente as emissões ao longo da cadeia de suprimentos.

*As Benefit Corporations foram introduzidas no sistema jurídico italiano, primeiro na Europa, com a Lei 208/2015 (Lei de Estabilidade) no artigo 1, parágrafos 376 a 384, e entraram em vigor em 2016. http://www.societabenefit.net/

Sobre a illycaffè
A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 8 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias alicerçadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè empregava 1.294 pessoas globalmente em 2018, quando registrou receitas consolidadas de 483 milhões de euros.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *