illycaffè se torna Benefit Corporation e confirma comprometimento com bem-estar do planeta
As Benefit Corporations são definidas como aquelas que, enquanto exercem uma atividade econômica, perseguem um ou mais objetivos de benefício comum além dos objetivos de atingir lucro e compartilhá-lo com seus sócios. Elas operam de maneira responsável, sustentável e transparente em relação às pessoas, comunidades, territórios e meio ambiente; e com relação a bens e atividades culturais e sociais, entidades, associações e outras partes interessadas.
A adoção do status de Benefit Corporation é uma medida adotada pela empresa para tornar o seu princípio orientador de fazer negócios ainda mais explícito. A illycaffè é uma stakeholder company que visa melhorar a vida dos seus stakeholders (direta ou indiretamente envolvidos nas atividades diárias da empresa) em longo prazo, através da criação de valor para todos os atores envolvidos na cadeia produtiva, respeitando o meio ambiente. Em uma organização, stakeholder é qualquer grupo ou indivíduo que pode afetar ou ser afetado pela realização dos objetivos dessa empresa.
“Decidimos incluir no estatuto da empresa o compromisso de preservar o modelo de negócios de uma stakeholder company para reafirmar nossa filosofia corporativa, que é ser uma instituição social que busca qualidade de vida para seus stakeholders“, diz Andrea Illy, presidente da illycaffè.
“Queremos contribuir para a criação de um futuro sustentável, implantando soluções organizacionais e estratégicas que integram o bem-estar das pessoas e do meio ambiente, com uma abordagem de melhoria contínua que nos diferencia há mais de 80 anos”, complementa Massimiliano Pogliani, CEO da illycaffè.
Com o status de Benefit Corporation, a illycaffè confirma a escolha de continuar crescendo com uma operação responsável, transparente e sustentável para as comunidades com as quais interage. Promoverá uma maneira diferente de fazer negócios, com base em uma estratégia voltada para um bem comum e capaz de determinar vantagens competitivas para a empresa, integrando objetivos econômicos e de lucro com aspectos sociais e ambientais a serem perseguidos em longo prazo.
A empresa pretende focar em três áreas de intervenção incorporadas no estatuto. A primeira é a da cadeia responsável pelo valor e agricultura sustentável, alcançada por meio da análise e melhoria dos impactos ao longo da cadeia de suprimento de café, pesquisa de campo e transferência de conhecimento, além do apoio à agricultura integrada para preservar e melhorar a qualidade sustentável do café. A segunda está ligada à qualidade de vida, perseguida pelos princípios de sustentabilidade econômica, social e ambiental, e também promovendo parcerias globais voltadas para esse objetivo. Por fim, a terceira diz respeito à economia circular em benefício do planeta, proporcionando a melhoria da eficiência energética e o consumo de recursos para reduzir progressivamente as emissões ao longo da cadeia de suprimentos.
*As Benefit Corporations foram introduzidas no sistema jurídico italiano, primeiro na Europa, com a Lei 208/2015 (Lei de Estabilidade) no artigo 1, parágrafos 376 a 384, e entraram em vigor em 2016. http://www.societabenefit.net/
Sobre a illycaffè
A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 8 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias alicerçadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè empregava 1.294 pessoas globalmente em 2018, quando registrou receitas consolidadas de 483 milhões de euros.
Fonte: ADS Comunicação Corporativa