illycaffè promove internacionalmente a maior corrida de vela do mundo

Imprimir
illycaffè promove internacionalmente a maior corrida de vela do mundo (500 x 700)Há 51 anos, 47 iates largaram na primeira edição da Barcolana. Realizada no segundo domingo de outubro todos os anos, a prova marítima se tornou recordista mundial conforme o Guinness Book em fevereiro passado, quando foi reconhecida como “A maior corrida de vela” com seus 2.689 barcos e mais de 16 mil velejadores na linha de largada.

A 51ª Barcolana acontecerá em Trieste, no norte da Itália, no dia 13 de outubro de 2019 com uma programação recheada de entretenimento nos 10 dias anteriores ao grand finale. Os ingressos para a corrida já estão abertos online pelo site www.barcolana.it: 2.700 barcos será o número máximo de participantes permitido neste ano. Pacotes turísticos, denominados “Barcolana Experience”, também podem ser adquiridos online para se descobrir Trieste e sua região de Friuli Venezia Giulia, enquanto se aproveita a regata.

A Barcolana, apresentada pela companhia de seguros Generali, pretende unir amantes da vela e promover a região como um destino turístico e esportivo para velejadores britânicos em outubro. É por isso que foi decidido apresentar o poster do evento, a cargo da illycaffè, em Londres, na Embaixada Italiana, assim como feito em 2018. O poster, desenhado pela artista italiana Olimpia Zagnoli, mostra uma panorâmica do Golfo de Trieste e seu magnífico Castelo Miramare (um destino turístico muito popular) com vista para uma frota de mais de 2.000 barcos à vela de corrida.

A Barcolana é um poderoso símbolo da cidade de Trieste, representando sua paisagem e seus valores: o mar que une as pessoas, velejando como uma experiência inclusiva e exclusiva, em harmonia com a natureza. A illycaffè tem apoiado esse evento e esses valores há muitos anos, em particular ao oferecer um toque de beleza, típico do nosso jeito de nos expressar. A cada ano trazemos a criatividade de um artista para desenhar o poster da Barcolana”, disse Andrea Illy, Presidente da illycaffè, que sempre apreciou a navegação à vela. “De Gillo Dorfles a Marina Abramovich, essa tradição criativa tem inspirado grandes mestres, assim como jovens talentos de sucesso, como é Olimpia Zagnoli. Neste ano ela traz seu toque cromático para a imagem da 51ª Barcolana, onde o caloroso abraço do Golfo de Trieste cumprimenta as milhares de velas brancas, ao lado de uma flor que se torna o elo simbólico entre o Mar e a Terra”.

Eu gostaria de agradecer a illycaffè porque todos os anos ela nos ajuda a desenhar o manifesto da regata e promover o evento internacionalmente. A arte e a navegação à vela podem ter um vínculo estreito: o Golfo de Trieste exibido no poster transmite alegria e paixão pela vela em um ambiente charmoso e incrível. Nós tentamos capturar em apenas uma imagem os sentimentos dos nossos participantes e espectadores que admiram o espetáculo único criado pela corrida Barcolana a partir de uma visão elevada da prova que a cidade proporciona”, afirmou o presidente da Barcolana, Mitja Gialuz.

A Barcolana é uma marca de amor para Friuli Venezia Giulia, assim como são para Trieste os grandes vinhos das nossas vinícolas e as rotas ciclísticas dos Alpes Dolomíticos para o Mar Adriático. A parceria com o Escritório de Turismo regional pretende estimular experiências turísticas numa região italiana ainda por se descobrir”, disse Lucio Gomiero, diretor do Escritório de Turismo.

Para a edição 2019, a Barcolana reforçou relações com o Reino Unido: a regata será endossada pela iatista inglesa e recordista Dee Caffari, a primeira mulher a vejelar sozinha ao redor do mundo contra os ventos e correntes predominantes, e capitã do ‘Turn the Tide on Plastic’ na Volvo Ocean Race 2017/2018. A Barcolana selecionou Dee pelo seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, sua paixão genuína e como um modelo inspirador para garotas, mostrando que o esporte à vela proporciona muitas oportunidades de crescimento pessoal.

Na presença do Embaixador da Itália para Londres, Raffaele Trombetta, a Barcolana assinou um acordo com o Island Sailing Club, e fará parte da corrida Round the Island da cidade portuária inglesa de Cowes, no final de junho. Em outubro, uma tripulação do Island Sailing Club correrá a regata Barcolana.

“A corrida Round the Island e a Barcolana compartilham o objetivo de promover a vela e seu espírito. Eu gostaria de pessoalmente agradecer a nossos amigos do Island Sailing Club por nos ter recebido bem em Cowes. Temos um sonho, queremos criar um ‘Grand Slam’ da vela para todos aqueles que amam esse esporte e a cultura marítima; um circuito de corridas à vela com um grande número de participantes para unir as tradições dos vários oceanos e continentes,a fim de dividir nossa paixão mútua pela vela e as tradições marítimas, e para proteger nossos oceanos e mares”, declarou Mitja Gialuz.

“Nossos dois clubes têm muito em comum: a paixão pela vela e o compromisso dos nossos membros têm nos permitido tornar a vela popular ao juntar o espírito de aventura dos amadores e o desejo de vencer dos velejadores profissionais. Esse é o ponto de partida do nosso grande projeto: mares e oceanos não têm fronteiras e ao somar forças nós podemos aumentar a conscientização da necessidade de proteger nossos oceanos, desenvolver o turismo sustentável e promover nosso esporte”, complementou o representante da Barcolana.

A CAMINHADA PARA A BARCOLANA

  • Junho, Milão – Revelação do poster e apresentação da Barcolana Experiences.
  • Junho, Londres, Embaixada Italiana – Apresentação para a imprensa internacional e acordo com o Island Sailing Club.
  • 2 de julho, Munique – Apresentação para as imprensas alemã e austríaca em parceria com o TAL Group.
  • Julho, Trieste – Apresentação da North Collection e da camisa polo oficial da Barcolana.
  • Segunda semana de setembro, Roma – Apresentação da Barcolana para a imprensa italiana: calendário final.
  • Terceira semana de setembro, Trieste – Coletiva de imprensa apresentada pela patrocinadora Generali.

EVENTOS DA BARCOLANA

  • 4 de outubro: Abertura – Inauguração da exposição “Scart” e Apresentação #Unplastic Trieste.
  • 4 a 6 de outubro, no mar: Lega Italiana Vela (Liga Italiana de Vela) – abaixo de 19 anos (classe de barcos J70).
  • 5 a 13 de outubro, Trieste Seafront e Piazza Unità: Barcolana 51 Village.
  • 5 e 6 outubro, no mar: Barcolana Young (veleiro Optimist).
  • 5 de outubro: Barcolana Chef.
  • 6 de outubro, no mar: Barcolana Nuota (corrida de natação em águas abertas).
  • 11 de outubro, no mar: Collio Cup (classe J70), Barcolana Velas de Belas Artes, Regata para os proprietários de barcos da Liga Naval Italiana.
  • 12 de outubro, no mar: Barcolana by Night (Meteor e Ufo), Barcolana Classic (Embarcações vintage), Go to Barcolana a partir da Eslovênia.
  • 13 de Outubro: Barcolana 51 (largada às 10h30 da manhã).

A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 7 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè empregava 1.294 pessoas globalmente em 2018, quando registrou receitas consolidadas de 483 milhões de euros.  
Olimpia Zagnoli nasceu em Reggio Emilia em 1984 de uma família de artistas – seu pai fotógrafo, sua mãe pintora – antes de se transferir para Milão ainda na juventude. Ela se graduou pelo IED em Ilustração e Animação. Após a graduação, deu seus primeiros passos na Itália com a produção de pequenas obras realistas até se aventurar no exterior em 2008. Em Nova York, ela encontrou um dos diretores de Arte do New York Times, e a partir daquele momento começou várias colaborações para publicações internacionais importantes incluindo The Times, The Guardian, The New Yorker, Rolling Stone e Glamour. Olimpia se tornou conhecida internacionalmente pelo seu estilo diferenciado utilizando linhas essenciais e geométricas junto com figuras circulares, coloridas e pops. Suas ilustrações têm composto as páginas de várias campanhas publicitárias de ponta para empresas importantes e têm sido utilizadas por notáveis marcas de moda junto com traços decorativos de páginas de livros infantis.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *