illycaffè homenageia pessoas e entidades por dedicação à cafeicultura nacional

Imprimir
Com o objetivo de reconhecer pessoas e organizações por sua dedicação ao desenvolvimento da cafeicultura brasileira, a illycaffè instituiu a Menção Honrosa de Valorização da Cafeicultura. A primeira edição da distinção, neste ano, reconheceu 5 premiados, que receberam, cada um, uma placa e a saudação dos mais de 300 presentes à cerimônia do 27° Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, em São Paulo. Eles estiveram no palco com Andrea Illy, presidente da illycaffè, e Massimiliano Pogliani, CEO da torrefadora.

Pela categoria Mulheres do Café, a vencedora foi Carmem Lucia Chaves de Brito (Ucha), por suas importantes contribuições e papel de liderança feminina junto à comunidade cafeeira. Envolvida no mundo do café desde a infância, é produtora em Três Pontas, no Sul de Minas Gerais, e a atual presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Na categoria Pesquisa e Inovação, o reconhecimento foi para Celso Vegro, engenheiro agrônomo e Diretor Técnico do Instituto de Economia Agrícola (braço da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo) desde 2016. Vegro dedicou-se ao estudo de temas como coordenação de cadeias agroindustriais, inovação tecnológica e tendências do mercado cafeeiro.

Francisco Sérgio de Assis, representando a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, foi o homenageado na categoria Associação de Produtores. A Federação é a instituição gestora da Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro, que destaca e diferencia os atributos dos cafés produzidos em sua região, valorizando-os internacionalmente. Produtor em Monte Carmelo, Francisco preside a entidade, da qual participa há mais de 25 anos.

Como representante da Associação da Indústria, o agraciado foi Nathan Herszkowicz, presença atuante e voz recorrente do setor no país. É diretor-executivo da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) desde 2003, e atualmente também preside o Sindicafé-SP (Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo). Uma das maiores autoridades no assunto mercado de café brasileiro.

Por fim, na categoria Comunicação a comissão julgadora da illycaffè indicou Sergio Parreiras Pereira, pelo trabalho à frente da principal plataforma online de difusão de notícias sobre café no país, a Rede Social do Café. Engenheiro agrônomo com doutorado em Fitotecnia, é pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), tendo criado a Rede em 2006.

illycaffè homenageia pessoas e entidades por dedicação à cafeicultura nacionalAndrea Illy, Celso Vegro, Francisco Sérgio de Assis, Sergio Parreiras, Carmem Lucia Chaves de Brito, Massimiliano Pogliani e Nathan Herszkowicz (Foto: Divulgação/illycaffè)

Sobre a illycaffè
A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% Arábica, com grãos provenientes de 9 das melhores regiões produtoras de Arábica no mundo, sendo o Brasil o principal fornecedor. São consumidas mais de 7 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illy é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, fornecendo treinamento acadêmico abrangente e prático para cafeicultores, baristas e amantes do café, a fim de envolver todos os aspectos do produto. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo – desenhado pelo artista James Rosenquist – e incluindo as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A empresa empregava 1.290 pessoas em 2017, quando registrou receitas consolidadas de 467 milhões de euros. Existem aproximadamente 244 lojas illy em 43 países.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *