illycaffè define finalistas do 2º Prêmio Ernesto Illy Internacional de Qualidade do Café
Cada país será representado por três produtores, cujos lotes foram selecionados nacionalmente. Dos 27 lotes de cafés participantes, serão conhecidos primeiramente os 9 campeões nacionais, um por origem. Depois, eles serão degustados e avaliados por um júri independente, composto por especialistas internacionais, que indicarão o “Melhor dos Melhores” entre os destaques da safra.
Os representantes brasileiros foram conhecidos na cerimônia do 26º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, em março: CBI Agropecuária, da Chapada de Minas; Juliana Armelin, do Cerrado Mineiro, e Rafael Marques de Araújo, das Matas de Minas.
Arabela Lima, Juliana Armelin e Daniella Pelosini: representantes brasileiras no 1º Prêmio Ernesto Illy Internacional, em 2016 (Foto: Divulgação/illycaffè)
“27 anos atrás, meu pai Ernesto Illy criou o Prêmio Brasil de Qualidade do Café para Espresso, que ajudou a transformar o país em um produtor de café de alta qualidade”, explica Andrea Illy, presidente da illycaffè. “Em 2016 decidimos celebrar o êxito dessa iniciativa levando o prêmio para um estágio internacional com o objetivo de demonstrar nosso apreço por todas as mulheres e homens do café que se esforçam para alcançar a qualidade sustentável”, completa.
O júri externo se reunirá em 16 de outubro, em Nova Iorque, na sede das Nações Unidas (ONU), para revelar os 9 finalistas e o grande campeão.
Sobre a illycaffè
A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 7 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè empregava 1.269 pessoas globalmente em 2016, quando registrou receitas consolidadas de 460 milhões de euros.
Fonte: ADS Comunicação Corporativa