illycaffè anuncia os 9 países produtores de café do 4° Prêmio Internacional Ernesto Illy

Imprimir
A illycaffè, líder global em café de alta qualidade e cultivado de forma sustentável, anunciou os nove países cujos grãos Arabica vão participar do Prêmio Internacional Ernesto Illy (EIICA) neste ano. A premiação, que acontecerá em Nova York no dia 16 de outubro, leva o nome do amado líder da segunda geração da illycaffè, que foi pioneiro na cooperação virtuosa com os agricultores visando produzir café sustentável e de alta qualidade.

Os especialistas dos laboratórios de qualidade da illycaffè analisaram cuidadosamente os grãos de café da safra 2018-19 e selecionaram os seguintes países como participantes do EIICA: Brasil, Colômbia, Costa Rica, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicaragua e Ruanda.  

Os três representantes brasileiros são os grandes vencedores do 28º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, conhecidos em abril, em São Paulo: Carlos Alberto Leite Coutinho, Elmiro Alves do Nascimento e José Pedro Marques de Araújo. A ordem de colocação deles, na premiação nacional, será revelada dentro do EIICA. O prêmio brasileiro, instituído em 1991, se tornou um marco na cafeicultura e lançou as sementes para a illycaffè criar a versão internacional, em 2016.

Premiações nos EUA     
Um total de 27 produtores (3 por país) voarão para Nova York para fazer parte de uma cerimônia na ONU, que ocorrerá na manhã do dia 16 de outubro. Porém, apenas 9 finalistas irão para a próxima etapa e competirão pelo Prêmio “Best of the Best” 2019, cujo vencedor será anunciado na mesma noite, durante um jantar de gala no lendário “Jazz at the Lincoln Center”.

O vencedor será escolhido por um júri independente, composto por especialistas internacionais de diferentes áreas (chefs, jornalistas, degustadores profissionais), que provarão e avaliarão os 9 grãos finalistas em três preparações diferentes – espresso, filtrado e frio (cold brew).

Durante o jantar, também será entregue o Prêmio “Coffee Lovers’ Choice”, honraria determinada pelos votos dos consumidores durante degustações às cegas nas principais lojas illy na Europa, América do Norte e Ásia.

Na ocasião, a edição 2019 da campanha #THANKSFORTHECOFFEE também será apresentada. Como nos últimos anos, a iniciativa é lançada a cada 1º de outubro para celebrar o Dia Internacional do Café. Neste ano, a illycaffè apresenta #illycoffeemusic, pretendendo contar a jornada do café através da música e seus sons – uma maneira de diminuir a distância entre produtores e consumidores e agradecer aos produtores de todo o mundo.

Dois músicos, o pianista de jazz Danilo Rea e o produtor eletrônico Martux_M, viajaram ao país que venceu o Prêmio Internacional Ernesto Illy em 2018, Ruanda, reunindo sons e imagens, da planta à xícara, visando criar uma composição que será apresentada em um show ao vivo no dia 16 de outubro, durante a noite de gala do EIICA, no templo de jazz da cidade de Nova York.

Os finalistas, em ordem alfabética, são:

Brasil
Carlos Alberto Leite Coutinho, Elmiro Alves do Nascimento e José Pedro Marques de Araújo

Colômbia
Ascafé – Spirit of Peace Ex Combatents, Coocentral e Cooperativa Norte de Nariño

Costa Rica           
Coope Atenas R.L., CoopeSabalito R.L. e Marespi S.A.

Etiópia
ASMA Intl. Business, Legesse Sherefa PVT e Tracon Trading PLC

Guatemala
Corporation Cafetelera Potosì, Malubea, S.A. e Plantaciones Agropecuarias, S.A.

Honduras
Cadexsa, Empresa Asociativa Aruco e Las Manzanas

Índia
Buskull Estate, Hoscotte Estate e Tata Coffee Ltd.

Nicarágua
Finca La Independencia, Finca San Jose e Proyecto Lift

Ruanda
Kayumbu CWS, Liza CWS e Ngamba CWS

 

Sobre a illycaffè              
A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 8 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias alicerçadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè empregava 1.294 pessoas globalmente em 2018, quando registrou receitas consolidadas de 483 milhões de euros.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *