illycaffè apresenta estudo inovador sobre o mel do café

Imprimir

Contribuindo para a agricultura e a indústria da alimentação, a illycaffè apresentou os resultados de um estudo sobre o mel do café na 12a Conferência de Aplicação de Ressonância Magnética em Ciência de Alimentos (Food MR 2014), realizada recentemente em Cesena, na Itália. Pela primeira vez foi analisado o mel de abelhas que se nutrem dessa rara e pouco conhecida variedade monofloral do café, originária da região de Tolima, na Colômbia.

O trabalho coube ao AromaLab, um dos laboratórios de pesquisa na sede da illycaffè na Itália, juntamente com o Departamento de Ciências Químicas da Universidade de Pádova. Os pesquisadores conseguiram caracterizar uma amostra do mel do café monofloral e identificar os marcadores que revelam o quanto autêntica é essa específica variedade.

O mel é feito por abelhas que visitam praticamente apenas flores de cafezais e contém pequenas quantidades de cafeína e outras substâncias que outros tipos de mel não apresentam. O estudo se desenvolve a partir de um projeto piloto encabeçado pela Fundação Ernesto Illy – uma organização que sempre se envolveu em pesquisa científica criando e apoiando importantes programas em parceria com universidades, instituições e centros de excelência – e por produtores colombianos de café. O objetivo é promover a apicultura como um meio complementar de apoio à produção e cultivo de café em comunidades carentes, para que elas possam melhorar a gestão da lavoura e também se beneficiar com uma atividade econômica secundária e sustentável.

Acredita-se que essas abelhas realmente ajudam a ampliar a produção de café de qualidade e de um mel verdadeiramente excepcional, assim como produtos correlatos. No momento essa atividade é praticamente inexistente, mas, se desenvolvida, poderia ajudar agricultores a obter uma fonte de renda adicional, assim como um modelo econômico amigável ao meio ambiente que poderia ser aplicado em todas as áreas de cultivo de café.

Sobre a illycaffè

Sediada em Trieste, na Itália, a torrefadora illycaffè produz e comercializa um blend de café espresso 100% arábica, sob uma única marca, líder em qualidade. Os produtos illy são comercializados em 140 países e estão disponíveis em mais de 100 mil dos melhores restaurantes e cafeterias. As espressamente illy, cafeterias de estilo italiano, estão presentes em 30 países, com mais de 230 pontos de venda. Com o objetivo de difundir a cultura do café, a illycaffè fundou a Università del caffè, um centro de treinamento de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, equipe de lojas de café e amantes da bebida. A illycaffè emprega 900 pessoas em todo o mundo e tem um faturamento consolidado de € 361 milhões (resultados de 2012). É parceira oficial da Expo Milão 2015 e responsável pelo Cluster do Café, o grande pavilhão inteiramente dedicado à bebida na exposição universal, intitulado “Da planta à xícara”.

Fonte: Segs via Assessoria de Imprensa illy

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *