illycaffè anuncia os resultados de 2011

Imprimir

A assembléia de acionistas da illycaffè acaba de anunciar os resultados da empresa em 2011. Ao final do ano, o faturamento consolidou-se em 342 milhões de euros (+12,1% em comparação ao ano passado). O EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 45,6 milhões de euros; o lucro líquido atingiu 8,6 milhões de euros.

A Itália continua sendo o principal mercado da marca, regsitrando um crescimento de 12,3%. Globalmente, as vendas fora do país representaram 56% do total, prova da contínua expansão da empresa nos mercados externos.

Uma combinação desafiadora de menor consumo, resultante da crise econômica, e um aumento no custo de matérias-primas, tornou necessária a implantação de uma política equilibrada de redução de custos e aumento de preços, sem negligenciar os investimentos destinados a facilitar um crescimento futuro.

As áreas mais significativas de investimento foram: sustentabilidade, com a obtenção da certificação DNV Responsible Supply Chain Process — que atesta a abordagem sustentável nos processos e nas relações com a cadeia de fornecimento — um passo a mais na qualidade dos produtos, novos produtos na gama já oferecida, comunicação para apoiar a marca (com o novo posicionamento live happilly), educação (com o lançamento do Mestrado em Ciência e Economia do Café, a abertura de novos campi da Università del Caffè e um número recorde de participantes: 21 mil) e no desenvolvimento dos mercados internacionais.

"Estamos satisfeitos com os resultados econômicos de 2011", diz Andrea Illy, presidente e CEO da illycaffè. "Graças à estratégia de longo prazo implantada ao longo dos últimos cinco anos, a empresa foi capaz de enfrentar com sucesso os desafios de um ano particularmente difícil. Abrimos nossa filial chinesa, depois de termos aberto uma no Brasil no ano anterior. Reforçamos a gama de serviços oferecidos internamente e no Horeca (segmento voltado a hotéis, restaurantes e cafeterias), incluindo o sistema Iperespresso nos segmentos Office e Ready To Drink. Além de estudarmos novas fórmulas de distribuição seletiva".

Este ano, a illycaffè pretende continuar sua tendência de crescimento, por meio de investimentos em novos mercados e um aumento nas oportunidades de contato direto com os próprios consumidores, através da estratégia de venda direta e um foco crescente no papel das plataformas digitais como ferramentas de vendas, mas, acima de tudo, para envolver os consumidores no mundo da marca.

Sobre a illycaffè

Sediada em Trieste, na Itália, a torrefadora italiana illycaffè produz e comercializa um único blend de café espresso sob uma única marca, líder em qualidade. Os produtos illy são comercializados em 140 países e estão disponíveis em mais de 100 mil dos melhores restaurantes e cafeterias. espressamente illy, a cadeia de franquia de cafeterias de estilo italiano está presente em 30 países com mais de 230 pontos de venda. Com o objetivo de difundir a cultura do café, a illycaffè fundou a Universitá del Caffè, um centro de treinamento de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, equipe de lojas de café e amantes da bebida. A illycaffè emprega 800 pessoas em todo o mundo e tem um faturamento consolidado de € 342 milhões (resultados de 2011).

Fonte: Portal Nacional de Seguros‎

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *