II Barista vence etapa pernambucana do Campeonato Brasileiro de Barista

Imprimir

A etapa regional do Campeonato Brasileiro de Baristas chegou ao fim no Recife divulgando o nome do seu campeão. Jonatahas Souza, da cafeteria Il Barista foi o número um do torneio coordenado no Estado pela Coffee Center, que aconteceu entre os dias 9 e 11 durante a Fispal Food Service , no Centro de Convenções de Pernambuco.

O vencedor recebeu a maior pontuação em relação ao tempo de preparo dos quatro espressos, quatro cappuccinos, além de quatro bebidas autorais. Também foram analisados outros itens como cor e espessura da crema dos espressos, sabor equilibrado das notas do café, o correto preparo do cappuccino feito à moda italiana observando aparência da coroa na bebida, consistência do creme e sabor equilibrado entre o leite e o café, bem como a harmonização feita com o café nos drinks autorais.

A próxima etapa agora para o barista é a sua preparação para a etapa nacional que acontece em fevereiro de 2012, em São Paulo. Até lá, Jonatahas conta que pretende estudar a criação de outro drink, além de buscar conhecer novas técnicas. “ Durantes esses meses que faltam para o nacional eu quero aprimorar meus conhecimentos e estar atento a todas as novidades e detalhes do mercado de cafés”, destaca o barista.

O drink campeão foi apelidado de Doce Pimenta, por levar além do café, pimenta salteada no leite vaporizado e uma ganache de chocolate. “Utilizei o café Maestro do Il Barista  que é do Sul de Minas, possui corpo médio, doçura natural e baixo teor de acidez, o que equilibra muito bem com a pimenta”, explica Jonatahas.

Para os que ficaram com água na boca a boa notícia é de que a bebida estará à venda no cardápio Il Barista do Shopping Recife temporariamente como drink campeão até o mês de dezembro ao preço de R$9,00.

Fonte: Revista Cafeicultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *