Iapar alerta sobre risco de geada na região cafeeira do Paraná no domingo

Imprimir

Mínimas ficarão entre 5°C e 6°C em cidades do norte e noroeste do Paraná. Orientação é amontoar terra nos troncos das plantações e cobrir mudas.

Há previsão de geada na região cafeeira do Paraná na madrugada deste domingo (12). O alerta é feito pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Uma massa de ar frio e seco está sobre o estado e isso provoca baixas temperaturas. O frio ganha mais intensidade no sábado (11), com a chegada de uma massa de ar frio mais intensa que vem da Argentina.

No domingo, as mínimas em cidades das regiões norte e noroeste, que possuem a maior produção de café no estado, ficarão entre 5°C e 6°C. Em Londrina, Maringá, Apucarana e Jacarezinho as máximas não ultrapassam os 17°C, já em Paranavaí, a máxima será de 22°C.

O Iapar recomenda que os cafeicultores que têm lavouras com idade entre seis e 24 meses amontoem terra no tronco dos pés de café – prática chamada pelos produtores de “chegamento de terra” – até o primeiro par de folhas. A proteção deve ser retirada em setembro.

Em plantios novos, de até seis meses de idade, a recomendação é simplesmente enterrar as mudas. Os viveiros devem ser abrigados com cobertura vegetal ou de plásticos. Nos dois casos, a proteção deve ser retirada quando o risco acabar.

Os informativos podem ser acessados no site do Iapar ou no do Simepar. É possível fazer um cadastro para recebê-los por e-mail e por mensagem de celular.

Previsão para o estado
Nas regiões sul, oeste e nos Campos Gerais a geada deve ser forte ao longo deste fim de semana. Em Guarapuava, a minima deve ser de -3°C e Pato Branco deve amanhecer com temperatura de -2°C. Ao longo do dia, as temperaturas nessas regiões não devem ultrapassar os 12°C. No domingo, em Curitiba, as temperaturas devem variar entre -1°C e 12°C.

Não há previsão de chuva no Paraná para este fim de semana.

Fonte: G1 PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *