IAC lança Programa de Cafés Especiais

Imprimir

Nesta semana, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) completou 124 anos de dedicação à pesquisa agronômica e parte das comemorações foi o lançamento do Programa de Cafés Especiais. O Programa objetiva disponibilizar ao setor da cafeicultura uma “carta de cafés”, ou seja, opções variadas de cultivares com potencial de alta qualidade.

Além da adoção de padrões internacionais para avaliação da qualidade dos cafés, o IAC está propondo com esse Programa um sistema inovador de trabalho, caracterizado pela reunião de áreas de pesquisas aliadas à cadeia de produção do café e ao mercado. Esse arranjo deverá favorecer o atendimento de demandas específicas de diferentes regiões produtoras e o alinhamento da produção de bebidas especiais com as exigências do consumidor.

Vale ressaltar que as inúmeras características qualitativas que podem ser exploradas para o desenvolvimento de cafés com qualidade de bebida superior só são viáveis graças ao rico Banco de Germoplasma mantido pelo IAC, um dos mais completos do mundo. Segundo o pesquisador do IAC, Gerson Silva Giomo, há potencial para obtenção de cafés com nuances de sabor e aroma floral, frutado, achocolatado, cítrico, entre outros. “Os resultados preliminares são animadores e indicam a possibilidade de produção de cafés de altíssima qualidade sensorial que não deixam nada a desejar em relação aos especiais produzidos por outros países”, comenta Giomo.

Fonte: Pólo de Excelência do Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *