Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil capacita cafeicultores sobre Código Florestal

Imprimir
As Áreas de Proteção Permanente, também conhecidas como APP, são um dos elementos principais para a adequação ambiental das propriedades rurais. Cientes do papel que as paisagens cafeeiras possuem na proteção ambiental, em especial da água, a Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil – HRNS do Brasil, capacitou produtores sobre a aplicação do novo Código Florestal de forma prática, por meio da adequação de uma APP.

Na ocasião, agricultores familiares da comunidade Cachoeira do município de Cana Verde, participaram da ação. A HRNS do Brasil atua nesta região com apoio da Tim Hortons do Canadá, projeto que fez a doação dos materiais. Mourões e arame farpado foram utilizados para o cercamento de uma nascente e do curso d’água na propriedade da família Ferreira de Aguiar.

Na sequência, Altieres Ferreira, e seus irmãos Angélica Ferreira e Adriel Ferreira

Ações deste cunho são uma excelente oportunidade para o agricultor familiar se conscientizar da importância da preservação de nascentes e cursos d’água e entender melhor como eles podem cumprir as exigências do novo Código Florestal. O código apresenta as obrigações de recomposição vegetal de acordo com o número de módulos fiscais de cada propriedade. No caso da nascente em questão, o principal problema identificado foi o pisoteio do gado que acessava a APP por uma parte do entorno da nascente que estava sem a cerca.

A conscientização e o entendimento do agricultor com relação ao meio ambiente é uma etapa importante diante da necessidade de se produzir com sustentabilidade e eficiência, tornando possível deixar um cenário próspero e uma terra com capacidade produtiva para as futuras gerações.

A HRNS do Brasil iniciou assim um processo de capacitação técnica em todas as regiões de atuação de seus projetos para envolver a mais produtores na temática. Em complemento, se buscam parcerias para entrelaçar esta ação com outros programas ambientais no marco de projetos Municipais, Estaduais e Federais.

Agricultores vizinhos que participaram da ação de cercamento da nascente

Fonte: Fundação Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil (Por Jesko Johannsen)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *