Hackaton: maratona reúne estudantes para pensar tecnologias para gestão cafeeira

Imprimir
Acontece durante a 22ª edição da Expocafé a Hackathon Cocatrel, uma maratona de 48 horas que reúne estudantes de diferentes cursos da Universidade Federal de Lavras (Ufla) para pensar tecnologias aplicáveis à cadeia produtiva de café. Cada equipe, formada por até cinco estudantes, recebeu três problemas reais vivenciados por produtores e cooperativas de café. Cabe a cada equipe escolher um problema e desenvolver alternativas tecnológicas viáveis para a resolução do caso.

Entre as questões levantadas estão a automatização do atendimento de cooperativas, a automatização de políticas de fidelidade e o controle de atividades e fluxos financeiros de cooperados. A largada da maratona foi dada no início da tarde de hoje (15) e o anúncio da equipe vencedora será feito no último dia da Expocafé (17).

O presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Marco Valério Brito, participou da abertura da maratona e destacou a importância de se pensar as lavouras cafeeiras em sintonia com as novas tecnologias de produção e gestão. “O agro também é 4.0”, afirma Marco Valério em referência a revolução digital que também chegou ao campo.

Para um dos coordenadores da Hackathon Cocatrel, Renan Campos, o desejo de tentar inovar e trazer tecnologia para o produtor rural vem da tradição da Ufla com pesquisas em café e das parcerias com a Cocatrel. “A Hackathon é uma ferramenta muito eficiente quando pensamos em trazer desenvolvedores para ajudar a pensar a tecnologia na cadeia produtiva de café, principalmente tecnologias da informação”, diz. Ainda de acordo com Renan, os estudantes universitários são a interface mais direta entre o setor privado, representado pela Cocatrel, e o setor público, representado pela Ufla.

A equipe vencedora da maratona vai ganhar um prêmio de 5 mil reais além da possibilidade de prestação de serviços para a Cocatrel. Ela também será encaminhada para a última etapa do processo seletivo do Avança Café, um programa de aceleração de startups parceiro da Hackathon Cocatrel.

Fonte: Imprensa Expocafé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *