Granizo provoca perda de 10 mil sacas de café em Itamogi

Imprimir

As fortes chuvas de granizo que caíram no município de Itamogi (sudoeste de Minas), nos últimos 30 dias, provocaram um prejuízo de cerca de R$ 5 milhões com a perda aproximada de 10 mil sacas de café, que seria produzidas nos mil hectares atingidos.

No total, 17% da área em produção no município foi afetada, trazendo um prejuízo significativo para 65 pequenos produtores que tiveram suas lavouras afetadas.

O núcleo da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaiso) no município de Itamogi, já está oferecendo suporte aos produtores.

A Cooperativa divulgou hoje um balanço inicial dos estragos. Veja abaixo:

1 – Dos seis mil hectares de área de café produzindo no município, cerca de mil hectares foram afetados nos últimos 30 dias, atingindo cerca de 17% da área em produção no município.

2 – Houve uma perda estimada de 10 mil sacas de café (são 1.000 hectares X 10 sacas por hectare).

3 – A previsão é de que o município iria colher cerca de 170 mil sacas nesta safra. As chuvas de granizo provocaram desta forma uma perda de 6% da produção, ou 10 mil sacas.

4 – 65 pequenos produtores foram atingidos de forma significativa

5 – As chuvas de granizo afetaram fortemente a economia de Itamogi, com um prejuízo estimado de 5 milhões de reais, fora os prejuízos ainda não contabilizados que os produtores terão com novos gastos com os tratos culturais.

6 – 90% do município têm sua economia baseada na lavoura cafeeira, formada integralmente por pequenos produtores.

Fonte: Coffee Break

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *