Granizo destrói lavouras de café no interior de São Paulo

Imprimir
A chuva de granizo que atingiu Cristais Paulista (SP) na tarde de terça-feira (28) destruiu grande parte das lavouras de café localizadas na zona rural da cidade, afirmam produtores.

De acordo com o agricultor José Fernando Chiarello, a perda da plantação foi de até 90%. Ele explica que as vendas para 2022 foram comprometidas, o que pode gerar um prejuízo de até R$ 2 milhões.

“Assustou, veio de uma vez. Aquele barulho, muita pedra, chuva e vento. Prejuízo de 80% a 90%” , lembra.

Já Helio Kondo, dono de uma plantação vizinha, a chuva durou apenas 20 minutos, mas foi suficiente para afetar cerca de 40% de toda a produção dele, que fica na estrada vicinal Manoel Carrijo. Ele ainda calcula os prejuízos financeiros.

“A gente já via as previsões de que iria chover, ontem a gente estava até pulverizando café porque achava que a chuva viria mais tarde, mas com menos intensidade. De repente, veio aquela tempestade e choveu 80 milímetros em cerca de 18 a 20 minutos. Uma coisa estrondosa.”

Alerta de tempestade

As regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos seguem sob alerta da Defesa Civil de São Paulo para fortes chuvas até domingo (2).

De acordo com o órgão, as cidades podem ter tempestades seguidas por raios, ventos fortes e granizo.

A previsão é de que a precipitação acumulada chegue a 120 milímetros até domingo.

No comunicado, o órgão disse que existe risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Fonte: g1 e EPTV Ribeirão e Franca