Graduação de Tecnologia em Cafeicultura é reconhecida com nota 4

Imprimir

       
O curso superior de Tecnologia em Cafeicultura do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 4 (a máxima é 5). A avaliação ocorreu entre os dias 11 e 13 de abril, quando uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esteve no Instituto. 

Durante três dias, os avaliadores passaram por diversos setores do campus, conheceram as instalações do curso, realizaram entrevistas com alunos e professores e participaram de reuniões com a direção do campus e a coordenação do curso. A avaliação foi feita pelos professores Arison José Pereira, da Fundação Universidade do Tocantins (Palmas-TO), e Adna Viana Dutra, do Instituto Federal do Ceará (Sobral-CE).

De acordo com Arison, foram consideradas três dimensões de avaliação: a parte pedagógica, o quadro de docentes e a infraestrutura. Da visita, resultou um relatório, que foi encaminhado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). 

O curso de Tecnologia em Cafeicultura foi criado em 2005 e já tem diversas turmas formadas. Segundo o coordenador, Felipe Campos de Figueiredo, o reconhecimento era algo muito aguardado. "É a oportunidade de mostrar para a sociedade a qualidade do nosso curso e o empenho em formar profissionais diferenciados", afirma. O coordenador também lembra sobre a importância do relatório elaborado pela comissão avaliadora: "evidenciará os pontos fortes do curso, que serão mantidos, e nos ajudará a ajustar os pontos fracos, com o objetivo de chegar à excelência. É uma das etapas do processo de reconhecimento, cuja nota também vai contribuir para o processo de criação da profissão de Tecnólogo em Cafeicultura junto ao CONFEA/CREA", prevê. 

A graduação é oferecida pelo Campus Muzambinho e tem duração de três anos. As aulas são realizadas no turno da noite e o ingresso de alunos ocorre por meio do vestibular do 2º semestre. Em cada processo seletivo, 40 vagas são ofertadas. 

Fonte: Iinstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – Campus Muzambinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *