Governo recebe reivindicação dos cafeicultores

Imprimir

Mais 5 milhões de sacas de café poderão ser englobados em programa de Contratos de Operações de Venda (COV) de café com exercício em 2014. Este foi um dos pleitos feito pelo presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, reunido na tarde desta quinta-feira, 3 de outubro, com o secretário de Produção e Agroenergia interino, Gerardo Fontelles. Estavam presentes ao encontro, o diretor do Departamento de Café, Jânio Zeferino, o presidente da Comissão Nacional do Café da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Mesquita, e representantes das cooperativas de produtores de café.

Outra proposta foi a alteração do prazo do programa de estocagem de 12 para 24 meses. Os representantes dos cafeicultores também propuseram que a estocagem do café do programa de opções seja feita nas cooperativas credenciadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Eles poderiam optar entre receber o café das opções em seus próprios armazéns ou depositá-lo nos armazéns da Conab.

O Governo vai avaliar as medidas apresentados pelos cafeicultores e dentro dos próximos dias dará encaminhamentos às decisões. De acordo com Gerardo Fontelles, “as propostas apresentadas serão analisadas e estão todas alinhadas com a política do Governo Federal para o setor“.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Mapa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *