Governo federal lança plano para aumentar participação de Minas nas exportações

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O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, em parceria com o Governo de Minas Gerais e com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Junior, lança nesta quarta-feira (5/8) em Belo Horizonte o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). A ação é o braço regional do Plano Nacional de Exportações – lançado pelo governo federal em junho deste ano – e tem o objetivo de aumentar o número de empresas mineiras que operam no comércio exterior e, consequentemente, aumentar as exportações de produtos e serviços do Estado. A cerimônia será na sede da Fiemg, às 10h.

Minas Gerais é o primeiro estado a receber o Comitê Gestor do PNCE, que será responsável por monitorar a performance do programa com as empresas do estado. Inicialmente, participam 2 mil empresas de todos os portes, de 15 setores econômicos, que vão desde metal-mecânico a têxteis, passando pelo setor calçadista e alimentício. A meta é cobrir todos os estados brasileiros até o final de 2016.

O secretário de Comércio Exterior do MDIC, Daniel Godinho, explica que, no ano passado, cerca de 2 mil empresas mineiras exportaram. “Mas quando analisamos os últimos cinco anos, percebemos um universo com mais de 3 mil empresas que chegaram a exportar. Vamos trabalhar juntamente com essas empresas para que elas tornem a exportação uma atividade habitual”, disse. Além disso, o secretário ressalta que o programa vai identificar, no estado, empresas que têm potencial exportador, mas que ainda não têm experiências em mercados externos. “Ao fomentarmos a participação de mais empresas brasileiras no mercado internacional, invariavelmente aumentamos e diversificamos a pauta exportadora do estado”.

Godinho explica ainda que as empresas participantes do PNCE contarão com uma gama de ferramentas de treinamento, capacitação, consultoria para adequação de produtos e identificação de mercados. “Estaremos bem próximos das empresas de Minas Gerais, oferecendo as ferramentas necessárias para que consigam fazer com que a exportação passe a fazer parte do dia a dia delas”.

As empresas participantes do PNCE vão contar também com apoio dos parceiros na elaboração de avaliação de seus produtos e serviços, consultoria de inteligência comercial (que avalia em quais mercados aquele produto ou serviço tem potencial de venda), participação em missões comerciais e rodada de negócios com compradores estrangeiros; e outros.

Para Olavo Machado Junior, a indústria mineira aguarda com grande confiança o lançamento do PNCE de Minas Gerais. “Acreditamos que suas linhas centrais apontam na direção correta e reafirmam que há uma convicção compartilhada entre governo e setor privado sobre a necessidade de ampliação da inserção internacional do País frente às grandes transformações em curso no cenário mundial”, disse.

Em Minas, o programa conta com o apoio de 20 parceiros – entre regionais e nacionais – como os ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); das Relações Exteriores (MRE); da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Fiemg; Governo do Estado; Sebrae; Apex-Brasil; ABDI; Correios; Banco do Brasil; Caixa Econômica; ACMinas e outros. As empresas participantes do PNCE contarão com uma cesta de produtos e serviços, voltados para o aumento da competitividade em mercados estrangeiros.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Altamir Rôso, a união de esforços para incentivar a cultura exportadora em Minas Gerais trará bons frutos para as empresas mineiras. “Sabemos do potencial que existe no nosso estado para levarmos produtos e serviços de qualidade para todo o mundo. Com o suporte assertivo dos governos Federal, do Estado e de entidades de classe, damos um passo importante para que elas possam competir em condições de igualdade em qualquer lugar do planeta”, ressaltou.

Fonte: Agência Minas

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