Gerente-geral da Embrapa Café visita Museu do Café em Santos

Imprimir

A convite do presidente do Museu do Café, Lineu Carlos da Costa Lima, a gerente-geral da Embrapa Café (Brasília-DF), Mirian Eira, visitou o Museu acompanhada do Diretor do Departamento de Café do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Robério Silva.

“A visita foi uma excelente oportunidade de estreitarmos as parcerias já existentes com o Consórcio Pesquisa Café. Uma delas, mais recente, é o projeto de comunicação do Portal do Consórcio, que prevê a disponibilização de documentos e informações do Consórcio também por meio do Museu do Café”, disse Mirian.

Entre outras parcerias do Consórcio Pesquisa Café com o Museu do Café pode-se citar a participação no Ano da França no Brasil, em 2009, e nas comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008. Para os próximos anos, durante a visita foi discutida a participação em proposta de apresentação do passado, presente e futuro do café no Brasil. 

A visita coincidiu com a realização da 8ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e ocorreu durante viagem da gerente para participar do 18º Seminário Internacional de Café de Santos, considerado como um dos mais tradicionais voltados para o mercado cafeeiro. Essa edição do evento discutiu a evolução do mercado cafeeiro nos últimos 38 anos, com foco em todos os setores envolvidos na cadeia produtiva, desde a produção, passando por distribuição, comercialização e torrefação.

Sobre o Museu do Café – A Bolsa do Café ou o Palácio da Bolsa Oficial do Café (atualmente, o Museu do Café Brasileiro ) está localizado na cidade de Santos, SP. Primeiramente instalada em um salão alugado no centro de Santos, a Bolsa do Café transferiu-se para o palácio onde hoje funciona o museu, inaugurado oficialmente em 1922 – como parte das comemorações do Centenário da Independência – e funcionou até o fim da década de 1970, quando foi desativado. Em 1998 houve a reinauguração do palácio quando passou a funcionar como Museu do Café Brasileiro.

Fonte: Asscom Embrapa Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *