Geada atinge cafezais no Sul de Minas e na Mogiana

Imprimir
Por Thais Fernandes / Fonte: CafePoint

O início dessa semana foi de susto para os cafeicultores de regiões como o Sul de Minas e a Mogiana. “Estamos desesperados. Lavouras a 900 metros de altitude amanheceram desse jeito”, indica o produtor Gustavo Moreira, ao mostrar os registros que fez nesta manhã, após a geada que atingiu lavouras no município de Candeias, no Sul de Minas.

Foto: Gustavo Moreira/ Arquivo Pessoal

A empresa especializada Climatempo informa que esta terça-feira (19/7) deverá seguir o clima que vem se confirmando nesta segunda-feira: “Dia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde”. Veja previsão completa de Candeias (MG).

Foto: Gustavo Moreira/ Arquivo Pessoal

“Aqui todos os produtores estão com muito café no terreiro e muito ainda na árvore pra colher”, explica Gustavo. “Estamos com medo de perder mais de 30% da lavoura, amanhã ou depois vamos ter a confirmação. As lavouras novas, acho não vão aguentar. As mais velhas tenho certeza que em alguns talhões terei de fazer o decote”, prepara-se o cafeicultor.

Mogiana
O fenômeno ocorreu, ainda, em outras regiões. “Hoje, dia 18 de julho, os termômetros marcaram 0° nas regiões cafeeiras da baixa Mogiana e outras regiões cafeeiras”, informou Fernando Barbosa, diretor-presidente da Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (Amog).

Foto: Fernando Barbosa/ Amog

O diretor afirma que está acompanhando relatos feitos através de mídias sociais, onde os cafeicultores se reúnem em grupos sobre café e mercado. Segundo os produtores, que fizeram registros em fotos e vídeos de lavouras de café com geada, o problema atingiu o cinturão cafeeiro no Sul de Minas, Cerrado e Estado de São Paulo.

Os municípios citados são: São Pedro da União, Ibiraci, Poços de Caldas, Muzambinho, Nova Resende, São Sebastião da Bela Vista, Ilicinea, Santa Rita do Sapucaí, Ouro Fino, Serra do Salitre, Campos Altos, Cabo Verde, Monte Belo e Andradas, em Minas Gerais; e Cristais Paulista, Franca, Garça, Caconde, Ribeirão Corrente, em São Paulo.

Confira mais fotos enviadas por Fernando Barbosa:

Foto: Fernando Barbosa/ Amog // Geada no Sul de Minas e Mogiana, julho de 2016Foto: Fernando Barbosa/ Amog // Geada no Sul de Minas e Mogiana, julho de 2016

Foto: Fernando Barbosa/ Amog // Geada no Sul de Minas e Mogiana, julho de 2016

Foto: Fernando Barbosa/ Amog // Geada no Sul de Minas e Mogiana, julho de 2016

Foto: Fernando Barbosa/ Amog // Geada no Sul de Minas e Mogiana, julho de 2016

One thought on “Geada atinge cafezais no Sul de Minas e na Mogiana

  • 20/07/2016 at 7:20 pm
    Permalink

    Rubens massini produtor de arábica do espírito santo café sereja descascado bebida sobe ou. Não?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *