Gastronomia com gostinho (e aroma) de café

Imprimir

Passou o tempo em que o cafezinho era coadjuvante nos restaurantes e só era servido na hora de pagar a conta. O grão é apreciado também em pratos doces e salgados, que ganham um toque especial com o sabor e o aroma do café. No curso de gastronomia, promovido pelo Sebrae/PR em Londrina, nesta semana, de 18 a 22 de julho, o café é o carro-chefe do menu. Durante cinco dias, os chefes Sandro Moura e Mauro Mendes ensinam novas receitas de bebidas, coquetéis, entradas, pratos principais e sobremesas à base do grão.

A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Universidade do Norte do Paraná (Unopar). Participam do curso empreendedores da Rota do Café, roteiro turístico histórico-cultural formado por 15 municípios da região norte do Paraná, além de chefes de restaurantes e bares de Londrina interessados em inserir o grão no cardápio. O curso é uma preparação para o “Fest Café”, que acontece na cidade a partir de 8 de agosto.

Na ocasião, cerca de 15 restaurantes servirão pratos aromatizados com café durante todo o mês. O “Fest Café” será realizado em parceria entre o Sebrae/PR e a Abrasel. O cardápio preparado pelos chefes Sandro Moura e Mauro Mendes é bem eclético e agrada todos os paladares. Entre as delícias apresentadas no curso, destacam-se a carne de porco com molho de amendoim e café, o fettuccini coffee ao molho de tomate fresco, o risoto de café com abóbora, o sorvete de café, e o mousse de cupuaçu com aroma de café.

Beto Machado, chefe do Hotel Blue Tree, pretende lançar um menu temático e aprovou a iniciativa do Sebrae/PR. “Elaborar receitas à base de café é uma experiência interessante e inusitada. Sentia dificuldade em criar pratos com o grão e o curso está sendo muito importante para o desenvolvimento do cardápio que vamos implantar”, diz. O empreendimento é um dos atrativos da Rota do Café e possui uma promoção especial para os turistas do roteiro.

No pacote “Rota do Café – uma viagem aromatizante”, além de degustar as iguarias elaboradas com o café no restaurante do Hotel, os turistas ficarão hospedados em quartos aromatizados. Sergio Garcia Ozorio, consultor do Sebrae/PR em Londrina e gestor do projeto Rota do Café, explica que o curso é uma forma de promover a capacitação dos empresários que compõem o roteiro. “Nossa intenção é oferecer ferramentas para os empreendedores para que eles possam receber da melhor forma possível os visitantes da Rota. Certamente, o curso irá proporcionar experiências gastronômicas inesquecíveis”, aposta.

Fonte: AgnoCafe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *