Gana inicia plano de aumentar produção para 10 mil toneladas

Imprimir

A instituição reguladora dos mercados de cacau e café de Gana, a Câmara de Cacau de Gana (Cocobod), iniciou um projeto de quatro anos para aumentar a produção de café no país, segundo o vice-diretor executivo do Instituto de Pesquisa em Cacau de Gana, Francis Oppong. Em conferência realizada na cidade de Acra, ele afirmou que o objetivo é chegar a uma produção anual de 10 mil toneladas de café. Oppong espera que até 2021, a produção possa aumentar para 20 mil toneladas. O Instituto é uma divisão da Cocobod.

Como parte do projeto, cerca de 500 hectares de fazendas de café serão assistidas com insumos para aumentar a produção. "Cafeeiros antigos e prestes a morrer foram cortados na haste para que se regenerem", explicou Oppong. A Cocobod estima que o país possua atualmente cerca de 250 mil fazendas de café. Em 2005, a produção atingiu um mínimo de 584 toneladas, mas cresceu para 1.695 toneladas em 2008 e caiu para 930 toneladas em 2009.

"No ano passado, a informação disponível na Câmara mostrou que as exportações de café de Gana totalizaram 4.971 toneladas", disse, admitindo que não há um sistema de registro adequado para verificar o volume exato de café exportado. "Agora estamos tentando colocar os procedimentos necessários no lugar." As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *