Frente fria chega com chuva no cinturão do café

Imprimir

Uma nova frente fria chega ao cinturão produtor de café e traz chuva, primeiro para o Paraná e sul de São Paulo, e a partir de terça-feira para todo Estado paulista e extremo sul de Minas Gerais. Entre a quarta e quinta-feira, a chuva cobre desde o Paraná até o centro e sul de Minas Gerais.

Somente no fim da semana a frente fria enfraquece, e a chuva passa a se restringir à faixa leste, inclusive região da zona da Mata do Estado do Espírito Santo. O frio associado à essa frente fria fica restrito ao sul do cinturão produtor. Apesar do frio intenso no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, uma região de ventos fortes em altitude inibe o avanço do ar polar mais para norte.

Na terça-feira o tempo se mantém instável no Paraná. No extremo oeste/sudoeste do estado ocorre um resfriamento ao amanhecer, porém sem condições para formação de geadas.

Na região cafeeira paranaense não há risco de geadas nas próximas 24 horas.

Passagem de frente fria provoca chuva em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e formação de geadas no Sul.

Nesta terça-feira (05/06) a frente fria que atua no país deixa o dia com muita nebulosidade e chuva no PR, MS, sul de MT e centro-sul e oeste de SP. Em parte da Região Norte haverá pancada de chuva localizada, entre o AM, sul do PA, RO, AC, RR e norte do AP. No TO, DF, GO e no Triângulo Mineiro as pancadas de chuva ocorrerá principalmente a partir da tarde.

Tempo instável com aberturas de sol e chuva a qualquer hora no leste de SC. Na maior parte do Nordeste, de MG, no ES, RJ e leste do RS haverá sol e poucas nuvens. No sul do PA, oeste de SC e nas demais áreas do RS o sol predominará. Poderá ocorrer geada no sul de SC e na maior parte do RS. A temperatura máxima sofrerá queda em toda a Região Sul do Brasil, oeste e sul de SP, em MS e no sudoeste de MT.

Região Sudeste

05/06/2012: Na faixa oeste e sul de SP e no Triângulo Mineiro: nublado com chuva forte a qualquer momento. No Vale Histórico: sol entre nebulosidade variável e pequena chance de pancadas de chuva à tarde. No RJ, ES e na centro-leste de MG: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: sol entre nebulosidade variável com pancadas de chuva à tarde. Temperatura em queda em SP e no sul de MG. Temperatura máxima: 30C no norte de MG. Temperatura mínima: 12C na Serra da Mantiqueira.

06/06/2012: No norte e leste de MG, no sul do ES e no RJ: sol entre poucas nuvens. Nas demais áreas do ES: sol entre poucas nuvens e pequena chance de pancadas de chuva. No leste e nordeste de SP e no Triângulo Mineiro: nublado com fortes pancadas de chuva. Nas demais áreas da região: nublado com chuva a qualquer momento. Nas demais áreas da região: sol entre nebulosidade variável com pancadas de chuva à tarde. Temperatura baixa em SP e no sul de MG.

Tendência: No sudoeste de SP: nublado com chuva isolada. No RJ, no centro-sul de MG e no Triângulo Mineiro e nas demais áreas de SP: nublado com chuva localmente forte. No norte de MG e do ES: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: sol entre poucas nuvens e com pancadas de chuva à tarde. Temperatura baixa em SP e no sul de MG. Os ventos estarão intensos no litoral sul fluminense e paulista.

Fonte: Revista Cafeicultura com informações do INPE, SOMAR e IAPAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *