Fórum da Agropecuária Mineira: Realidade e Rumos (2012)

Imprimir
O SISTEMA FAEMG promoveu no dia 21/08/2012, em sua sede, em Belo Horizonte, o Workshop da Cadeia Produtiva do Café. O evento integra o Fórum da Agropecuária Mineira: Realidade e Rumos, que, ao longo de 2012, discute os desafios e as perspectivas do setor rural e pautará as ações da entidade.

O workshop reunirá representantes e especialistas de todos os elos da cadeia produtiva da cafeicultura para um debate sobre os aspectos mais relevantes para o setor: produção, agregação de valor, beneficiamento, mercado, custos, linhas de crédito e seguro de produção. O presidente das Comissões Técnicas de Café da FAEMG e CNA, Breno Mesquita, explica que o objetivo é fazer com que as demandas da cafeicultura se consolidem em uma pauta única da Federação junto aos governos estadual e federal. “No workshop discutiremos e retomaremos ideias inovadoras para todo o agronegócio do café, proporcionando integração de ações e investimentos”, comenta.

A realização do workshop ocorre em uma conjuntura favorável. Há 15 anos, os investimentos em produtividade e qualidade foram intensificados, esforço que tem levado ao crescimento contínuo do consumo de café pelos brasileiros. Entre maio de 2011 e abril de 2012, o consumo de café cresceu 3,05% no Brasil, de acordo com dados da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café). Nos últimos oito anos, o volume de cafezinhos tomados pelos brasileiros fora de casa aumentou em 307%. Também é o ano no qual se espera a maior safra desde que o grão começou a ser cultivado no país, há 300 anos. São esperadas 50,6 milhões de sacas, das quais mais de 50% serão produzidas em Minas.

Até o momento já estão confirmadas as participações do presidente do Sindicafé (Sindicato da Indústria de Café do Estado de Minas Gerais), Ricardo de Sousa Silveira; do presidente do Centro de Comércio do Café, Archimedes Coli Neto; da diretora executiva da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), Vanusia Nogueira; do diretor executivo da Abics (Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel), Roberto Cezar Ferreira Paulo; do coordenador de Projetos do Centro de Inteligências e Mercados da Ufla (Universidade Federal de Lavras), Fabrício Andrade; do presidente da Coocafé (Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha), Fernando Romeiro de Cerqueira; do presidente do CNC (Conselho Nacional do Café), Silas Brasileiro; e do gerente de divisão da Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil, Antonio Pontoglio Júnior. A agenda do Fórum ainda prevê a realização de workshops sobre Leite, Cana-de-Açúcar e Suinocultura nos próximos meses.

Confira fotos do evento:

Fórum da Agropecuária Mineira: Realidade e Rumos (2012)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *