Forte valorização do dólar nesta quarta-feira

Imprimir

Mais uma vez, a forte valorização do dólar ante o real leva os operadores a pedirem mais prêmio para atuar no mercado de juros futuros. Descolados dos Treasuries americanos, os contratos de Depósitos Interfinanceiros (DIs) sobem em bloco desde o início dos negócios, num dia em que a moeda americana já atingiu a cotação de R$ 1,846 na máxima.

Até ontem, a divisa já acumulava alta acima de 12% em setembro. “Ninguém esperava uma alta tão forte em tão pouco tempo. O movimento está começando a colocar em xeque a estratégia do Banco Central diante da pressão adicional que poderá exercer sobre a inflação, mesmo com as commodities caindo na margem”, diz o economista-chefe do Banco ABC Brasil, Luis Otávio de Souza Leal.

Ele assinala que o impacto do dólar mais alto já está se refletindo nos preços no atacado. De toda forma, mais dois cortes de 0,50 ponto percentual da Selic, levando a taxa para 11% ao fim deste ano, já estão garantidos, na visão do economista. “Mas com o dólar se mantendo acima de R$ 1,80 não vai faltar muito para a inflação romper o teto da meta [6,5%] ao fim do ano e o discurso [do Banco Central] provavelmente vai ter que mudar”, destaca Souza Leal.

Fonte: AgnoCafe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *