FOLHA TECNICA: Café conillon amarelo

Imprimir
Plantas de café da variedade conillon com frutos amarelos são raras, mas existem.

A cor do fruto de café, quando maduro, é determinada por um gene chamado de xanthocarpa, que pode se expressar, dependendo da carga genética da planta (seu genótipo), na cor vermelha (XcXc) ou amarela (xcxc). As plantas heterozigotas (Xcxc) têm frutos que, a princípio, são amarelados, mas depois se tornam alaranjados com estrias vermelhas, sendo, normalmente, híbridos entre plantas de frutos amarelos e vermelhos.

Praticamente todos os materiais genéticos de cafeeiros da espécie C. arábica possuem variedades/cultivares que apresentam as duas cores de frutos, assim é para o Bourbon, o Catuaí, o Caturra, o Catucaí, o Icatu, o Siriema, Sabiá, Acauã e Sarchimores e também no Mundo Novo, neste a cultivar de frutos amarelos tem pequena distribuição.

A cor da casca não caracteriza nenhuma qualidade ou defeito. Apenas sabe-se, por trabalho recente, que existe uma pequena tendência de melhor qualidade dos frutos em cultivares de arábica com os frutos amarelos, devido possuírem maiores teores de açucares.

No caso de cafeeiros conillon também existem plantas com frutos amarelos, porém aparecem em baixíssima frequência. Até recentemente tinha sido observada uma planta em plantação em Marilândia-ES, isto na década de 1970, depois uma no Vale do Rio Doce, em Mutum-MG e também uma em Machadinho do Oeste em Rondônia. Atualmente tem sido mais difícil encontrar plantas de frutos amarelos em lavouras de conillon, isto porque a reprodução tem sido feita, predominantemente, através de clones (reprodução vegetativa) e todos os clones existentes no mercado possuem plantas de frutos vermelhos, provavelmente por não ter sido encontradas plantas matrizes de frutos amarelos com boas características.

No último ano apareceu, agora em escala um pouco maior, um conjunto de 6 plantas com frutos amarelos, em Caputira, na Zona da Mata de Minas, dentro de uma lavoura de 25 mil plantas, que foi implantada com mudas oriundas de sementes. Elas estão na primeira safra e, apesar da menor precocidade produtiva, comum em cafeeiros conillon reproduzidos por sementes, elas apresentam boas características, como rosetas cheias e com frutos de bom tamanho. A produtividade e resistências serão objeto de observação futura, com mais safras. Uma vez encontradas qualidades desejadas, em algumas das plantas, pode-se, através da reprodução por estacas, contar, também, com um clone de cafeeiros conillon com frutos amarelos. A reprodução por semente é dificultada, devido ao aspecto de fecundação cruzada em robustas e pelo caráter recessivo do fator frutos amarelos. Os aspectos das plantas observadas em Caputira, bem como dos frutos colhidos, podem ser verificados nas figuras aqui incluídas.

Fonte: Fundação Procafé (Por J.B. Matiello – Eng Agr Fundação Procafé e Ubiratan V. Barros – Eng Agr Centralcampo)