Florada precoce surpreende produtores em Minas Gerais

Imprimir

A colheita do café nem acabou e uma chuva fora de época antecipou a florada da próxima safra do grão no sul de Minas Gerais.

Na fazenda do agricultor Wagner Palmeira, no município de Machado, as flores mudaram a paisagem do cafezal. A florada, prevista só para setembro, chegou antes da hora em 10% da lavoura. Com essa antecipação, o produtor acredita que a colheita do ano que vem também deve começar mais cedo.

"Terá um percentual muito pequeno de frutos maduros em março. Vamos colher 10% e deixar 90% do café verde na árvore", disse Palmeira. Essa florada é resultado de uma chuva que atingiu o cafezal durante três dias neste mês de julho, período que normalmente é de estiagem.

"O normal seria que nós tivéssemos uma falta de água durante um período mais acentuado, estresse mais acentuado e a planta chegar ao ponto de murcha. Quando chega meados de agosto ou início de setembro ter uma chuva de intensidade média a grande o que provoca a produção de hormônios que dá a florada", explicou o agrônomo José Pinheiro Lourenço.

Glaucio de Castro, cafeicultor e proprietário da Fazenda Macaubas em Patrocínio/MG, afirma que algumas variedades ainda apresentam muito verde e a floração já está aparecendo. "Se fizer a colheita nesse momento a safra futura será prejudicada pois os brotos serão arrancados", comenta ele.

A Fazenda Recreio, em São Sebastião da Grama/SP, também tem ocorrência de floradas antecipadas. Sérgio Pereira Parreiras, Pesquisador Cientifico do IAC e mediador da Comunidade Manejo da Lavoura Cafeeira no PEABIRUS, visitou a fazenda e registrou o fato (fotos abaixo). Até o momento, somente há flores em ponteiros isolados.

Fonte: Revista Cafeicultura

One thought on “Florada precoce surpreende produtores em Minas Gerais

  • 07/09/2016 at 7:10 pm
    Permalink

    Ótima informação.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *