Festival de café terá exposição, leilão e palestras em Poços de Caldas

Imprimir
O 2º “Festival do Café” acontece neste sábado (29) no Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas (MG). O evento apresenta programação de atividades voltada aos produtores rurais, cafeicultores e também aos apaixonados pelo produto que tem grande importância na região. O festival tem início às 13 horas e tem entrada gratuita.

Durante toda a tarde serão promovidas palestras, oficinas, exposição de cafeterias e demais produtos relacionados, palestras para cafeicultores, produtores rurais e interessados, workshops e degustações de cafés variados com baristas e especialistas na bebida.

Concurso de Qualidade de Café terá segunda prova sensorial na manhã de sábado (29). (Foto: GSC Eventos/Divulgação)

De acordo com a organização, o objetivo do evento é valorizar e incentivar a produção do café produzido na região para que o produto tenha mais qualidade e ganhe ainda mais espaço no mercado nacional e internacional.

Concurso de qualidade
Ainda com foco na valorização da produção especial dos grãos e da propriedade, acontece em paralelo o 9º “Concurso de Qualidades dos Cafés de Poços de Caldas” que anunciará os melhores cafés de Poços de Caldas e região.

Ao todo, foram inscritos 30 amostras de grãos de cafés que passaram pela primeira prova sensorial no último domingo (23), quando provadores da cidade e região selecionaram os cinco melhores de cada categoria – cereja descascado e natural.
A segunda prova sensocial será realizada durante toda a manhã do festival e classificará os três melhores cafés de cada categoria. No fim do evento, os grãos vencedores participam do tradicional leilão. Além disso, os vencedores de cada categoria serão premiados.

Confira a programação completa do festival:

13h – Abertura do evento (Salão Norte)
14h – Palestra com Clemilson José Pereira sobre “Fair Trade – Coopfam” (Teatro Benigno Gaiga)
15h – Palestra com João Carlos Leite sobre “Cooperativismo” (Teatro Benigno Gaiga)
16h – Clínica Tecnológica da EMATER ‘’Agricultura Orgânica’’ ministrada por Venâncio Aparecido Martins (Estande da EMATER – vagas limitadas e inscrições no local)
17h – Workshop “Confraria do Café do Sul de Minas: “Drinks com café” (vagas limitadas e inscrições no estande)
18h30 – Palestra: “O mercado dos cafés especiais e os desafios dos cafés especiais brasileiros” com Paulo Henrique Leme, da UFLA (Teatro Benigno Gaiga)
19h – Leilão dos cafés Finalistas do 9° “Concurso de Qualidades dos Cafés de Poços de Caldas” (Salão Norte)
20h – Premiação dos melhores cafés de Poços de Caldas (Salão Norte)

Serviço
2º “Festival do Café” e 9º “Concurso de Qualidades dos Cafés de Poços de Caldas”
Onde: Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas
Quando: sábado (29), a partir das 13 horas
Classificação: gratuita

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *