Fenicafé discute atividade da Secretaria de Irrigação

Imprimir

Começou nesta quarta, dia 6, em Araguari, no Triângulo Mineiro, a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé), um dos maiores eventos brasileiros sobre cafeicultura irrigada. Vão ser três dias de debates e exposição de pesquisas e equipamentos para o setor.

Na abertura do evento, que está na décima sexta edição, foi anunciado que a nova Secretaria Nacional de Irrigação vai entrar em funcionamento até o final de abril e, literalmente, promete ser um divisor de águas para dobrar a área irrigada no país.

O cerrado mineiro tem 180 mil hectares de café. Do total, 100 mil são irrigados. A irrigação é uma questão de sobrevivência econômica  para a região.  O município de Araguari, por exemplo, é uma referência com cafezais tecnificados. O evento atrai produtores e técnicos de todo país. O primeiro dia foi reservado para os debates políticos com as lideranças do setor. O tema deste ano é a “Irrigação na dose certa – o caminho para o desenvolvimento sustentável”.

A grande expectativa do setor é ver na prática como vai funcionar a Secretaria de Irrigação. O futuro secretário, Ramon Rodrigues, promete agir nas principais barreiras que impedem a expansão das áreas irrigadas e resolver as questões dentro da realidade de cada região.

Fonte: Canal Rural 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *