Federação dos Cafeicultores do Cerrado lança prêmio da cafeicultura

Imprimir

A Região do Cerrado Mineiro está há 40 anos produzindo cafés de altíssima qualidade, que veem se destacando tanto no cenário nacional, como também no internacional. Para comemorar esse marco a Federação dos Cafeicultores do Cerrado vai premiar os melhores cafés da Região.

O “Prêmio Região do Cerrado Mineiro” vai valorizar os ganhadores possibilitando a eles a venda dos lotes de café com valores diferenciados. E, além disso, o Prêmio tem como estratégia de negócio buscar parcerias sustentáveis, que desejem levar a origem da Região do Cerrado Mineiro até o consumidor final.

Serão duas categorias premiadas, Café Natural e Café Cereja Descascado. Cada produtor poderá concorrer com um lote de 20 sacas em cada categoria, por propriedade. As amostras dos lotes serão enviadas a Federação e passarão por duas fases de classificação, sob a supervisão da UFLA – Universidade Federal de Lavras. Na primeira fase, os lotes serão avaliados seguindo os critérios da SCAA – Specialty Coffee Association of America. Em uma segunda fase serão levados em consideração os conceitos de produção ética e rastreável , o que mostra a inovação do “Prêmio Região do Cerrado Mineiro” que avalia também a maneira de produzir o café, que deve ser sustentável e que compartilhe valor para toda a Região.

Em uma coletiva para toda a imprensa, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado lançou oficialmente o “Prêmio Região do Cerrado Mineiro”.

Segundo o Diretor de Marketing da Federação, Juliano Tarabal: “queremos que o Prêmio da Região do Cerrado Mineiro sirva com uma grande plataforma de promoção e valorização dos produtores e da Região, e mais que isso, oportunizar aos consumidores cafés com Garantia de Origem e Qualidade Controlada, que somente as regiões com Indicação Geográfica podem conferir através do Selo de Origem e Qualidade, este é um grande diferencial” – explicou Tarabal.

Os vencedores de cada categoria serão conhecidos em uma noite especial para a Região do Cerrado Mineiro. No dia 17 de outubro toda a cadeia do agronegócio cafeeiro estará reunida no Center Convention, em Uberlândia, para conhecer os produtores dos melhores cafés da Região do Cerrado Mineiro.

Os produtores que tiverem interesse em concorrer ao Prêmio de Região do Cerrado Mineiro poderão obter mais informações em sua Cooperativa ou Associação filiada ou ainda, através do site www.cerradomineiro.org/premio.

Na realização do Prêmio a Federação conta com forte apoio do SEBRAE, que vem investindo e ajudando ao longos de vários anos na construção da estrutura de Governança, estratégia de marca e profissionalização dos cafeicultores da Região.

A Região do Cerrado Mineiro é uma Indicação Geográfica, composta por 55 municípios, com 4.500 produtores produzindo o Café de Atitude em 170 mil hectares. A previsão da safra 2013/2014 para a Região é de 5 milhões de sacas de café. 

Fonte: Federação dos Cafeicultores do Cerrado

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *