FAEMG na Semana Internacional do Café

Imprimir
Começa na próxima semana a 5ª edição da Semana Internacional do Café (SIC 2017), em BH. O maior evento nacional do setor – e um dos cinco maiores do mundo – será no Expominas, de 25 a 27 de outubro. Serão 25 eventos simultâneos, entre palestras, seminários, cursos, workshops e concursos para cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.

Um dos realizadores do evento, o Sistema FAEMG preparou encontros e palestras para os produtores. No Espaço Café+Forte, o público poderá conhecer mais sobre o programa da FAEMG que proporciona ao produtor conhecimento para administrar a propriedade, fornecendo instrumentos para que ele saiba a que preço está produzindo e qual o melhor momento para comercializar a colheita. Participantes e interessados receberão treinamentos práticos, com simulação de situações. “É um momento importante, pois levaremos para a SIC os produtores que já são acompanhados pelo Café+Forte, possibilitando seu acesso à toda a cadeia e, ao mesmo tempo, apresentamos aos visitantes da feira o que o programa oferece”, diz a coordenadora do Café+Forte pela FAEMG, Ana Carolina Gomes.

Na manhã do dia 26, o Espaço sediará a Reunião Conjunta das Comissões de Cafeicultura Nacional (CNA) e Estadual (FAEMG), com presença das principais lideranças do setor para discutir o fechamento da safra atual, e a preparação e as perspectivas para a próxima safra.

Na tarde do mesmo dia, o destaque do Espaço será o Seminário Interagro Café. Promovido pela FAEMG, CNA e Apex Brasil, o foco será apresentar, ao cafeicultor, os caminhos da exportação; seus desafios e oportunidades. Especialistas vão mostrar as alternativas para a comercialização internacional da produção e o passo-a-passo de como iniciar no mercado. Cafeicultores experientes no assunto contarão como se tornaram casos de sucessos.
A programação completa do Espaço Café+Forte e as inscrições para participar das atividades e do Interagro Café estão no site www.semanainternacionaldocafe.com.br. É preciso fazer o credenciamento e chegar com antecedência, pois as vagas são limitadas.

Mais informações pelo (31) 3074-3043 ou cafemaisforte@faemg.org.br

Fomento à cafeicultura

Além do Espaço Café+Forte, a FAEMG também marca presença na feira com estande temático, reproduzindo uma grande casa de fazenda colonial, onde os visitantes poderão fazer um passeio pela história e tradição da cafeicultura mineira. No espaço dedicado ao Senar Minas, um empório irá reunir artesanato e quitanda produzidos por ex-alunos dos seus cursos.

A participação do SISTEMA FAEMG no evento reforça seu posicionamento na representação dos 500 mil produtores rurais mineiros. No estande, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a atuação da Federação, do SENAR Minas, do INAES e dos Sindicatos, além dos cursos, treinamentos e programas especiais oferecidos pelo Sistema.

Atualmente, o SENAR Minas oferece 14 cursos ligados à cafeicultura, que vão do plantio à colheita mecanizada. Outros treinamentos demandados pelo setor: aplicação de agrotóxico, tratorista, derriçadora, custos de produção e de gestão. Programa de gestão de grande sucesso, o Café+Forte, da FAEMG, ajuda o produtor a administrar o custo da produção e identificar o momento mais vantajoso para negociar o café. Além disso, a Federação atua em projetos para promoção dos cafés de Minas Gerais, criação de Indicações Geográficas e busca da valorização dos grãos produzidos no estado.

Fonte: Sistema FAEMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *