FAEMG e Seapa iniciam preparativos para OIC 2013

Imprimir

Faltam onze meses para que Belo Horizonte se torne palco do maior evento mundial do café. As entidades mineiras responsáveis pela realização já estão às voltas com os preparativos.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Roberto Simões recebeu terça-feira 16, pela manhã, o secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, para iniciar o planejamento da 111ª reunião da Organização Internacional do Café (OIC).

Ainda esse mês, eles apresentarão uma proposta inicial ao Ministério da Agricultura e Pecuária e ao Itamaraty, em Brasília. O evento na capital mineira marcará os 50 anos da OIC.

OIC 50 anos – Principal organização intergovernamental para o café, a OIC foi criada em Londres em 1963 como um braço da Organização das Nações Unidas (ONU), devido à grande importância econômica do grão.

A missão da Organização é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável em um ambiente baseado no mercado para o aperfeiçoamento de todos os participantes do setor cafeeiro.

A organização busca promover o diálogo entre governos e o setor privado sobre condições de mercado, tendências e políticas públicas, fomentar o consumo e o desenvolvimento de mercado para o café, promover a qualidade do grão, a transparência do mercado e investir em programas de formação e informação para auxiliar a transferência de tecnologias relevantes para o setor.

Maior produtor mundial de café, o Brasil ocupa lugar de destaque na OIC, que tem como diretor-executivo o mineiro Robério Silva.

Integram a Organização 70 países-membros, dos quais 38 são exportadores e 32, importadores. Somados, os países membros representam 97% da produção mundial de café e mais de 80% do consumo mundial.

Fonte: Assessoria de Comunicação FAEMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *