Exposição sobre café apresenta ligação entre Brasil e Itália

Imprimir

No ano diplomático da Itália no Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Museu do Café apresentam a exposição Qui si beve caffè. A abertura oficial acontece nesta quarta-feira, 24 de agosto, e vai apresentar uma paixão em comum entre os dois países: o café.

A mostra destaca não só as questões históricas relacionadas à imigração incentivada pela atividade cafeeira, como também a influência italiana no uso social do café em terras brasileiras. “O mundo não saberia o que é um bom café se não fosse a contribuição da Itália”, afirma a diretora técnica do Museu do Café e curadora da exposição, Marília Bonas.

“A Itália é o terceiro maior mercado importador do café brasileiro e a relação que desenvolvemos com os italianos é intensa desde a época da imigração para o Brasil. Essa exposição destacará os hábitos e a presença do café no dia a dia dos italianos e a influência em termos de qualidade e formas de consumo em nossos países”, afirma o diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Robério Silva. O ministério, com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), apoia o evento.

Exposição

Utilizando objetos de época, a mostra passeia pelas transformações do tradicional cafezinho ao longo dos anos, contemplando ainda a revolução dos filtros de papel, o café solúvel, as cafeteiras italianas, até chegar às modernas máquinas de expresso caseiras.

A relação entre Brasil e Itália evolui até o panorama de suas relações na esfera comercial, com destaque para a grande representatividade do grão brasileiro no mercado italiano. Em 2010, a Itália foi o terceiro principal destino da exportação nacional, com 2,78 milhões de sacas de 60 kg.

Um módulo itinerante da mostra será exposto em eventos ligados ao café e em escolas e centros culturais do interior do estado de São Paulo. Serão exibidas as relações de produção, indústria, exportação e qualidade do café brasileiro na sua relação com a Itália.

Serviço

A exposição estará aberta de terça a sábado, das 9h às 17h, e domingos, das 10h às 17h, na antiga sede da Bolsa Oficial do Café, localizada na Rua XV de Novembro, 95, em Santos (São Paulo). Telefone (13) 3213 1750.

Fonte: Ascom MAPA 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *