Exposição no Museu do Café conta a história do grão nos últimos 50 anos

Imprimir

A exposição "50 anos da Organização Internacional do Café", começa nesta terça-feira (10) no Museu de Café, no Centro de Santos, no litoral de São Paulo. O objetivo da mostra é apresentar a importância e a trajetória da entidade ao longo dos anos.

A exposição traz itens que estão relacionados com a atuação da indústria cafeeira, como sacas de café de diversos países e convênios assinados por representantes de várias nações. Os visitantes poderão aprender mais sobre o mercado e os benefícios do café por meio de ações educativas.

O jogo "Fazenda Sustentável" trata, de forma lúdica, sobre questões relativas à cafeicultura sustentável e aos selos de certificação, que são a garantia de que foram cumpridos normas e métodos específicos que agregam valor ao grão. Haverá ainda um mapa-mundi interativo, com informações sobre os cinco maiores países produtores e exportadores do produto.

"O Brasil é o maior produtor de café do mundo e segundo país que mais consome a bebida, em breve a gente vai se tornar o primeiro grande consumidor. Essa exposição conta os 50 anos da Organização internacional do Café, que foi criada para poder discutir, em termos de mercado mundial, a importância do café e a regulação do café, do preço do café. A gente tem essa ideia de que o café deixou de ser importante para o Brasil na década de 30, com a quebra da bolsa, mas essa exposição mostra como de 1963 até hoje, o café e o Brasil, como maior produtor, têm uma importância fundamental para a política e a economia mundial”, explica a presidente do Museu do Café Marília Bonas.

A mostra fica aberta ao público até o dia 31 de março do próximo ano. O Museu do Café fica na rua XV de Novembro, 95, no Centro de Santos. Os ingressos custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. O museu fica aberto das 9h às 17h de segunda-feira à sábado e das 10h às 17h aos domingos. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.

Exposição acontece no Museu do Café, em Santos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos)

Fonte: G1 Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *