Exportações e importações recuperam-se com força na Alemanha

Imprimir

As exportações alemãs saltaram além do esperado em maio, e as importações cresceram ainda mais, diminuindo o superávit comercial da maior economia da Europa e reanimando esperanças de que o país possa sustentar o crescimento regional em meio à crise da dívida da zona do euro.

As exportações subiram 3,9 por cento, de acordo com dados ajustados sazonalmente, enquanto as importações aumentaram 6,3 por cento, muito acima das expectativas de altas de 0,4 por cento e 1,2 por cento, respectivamente. Economistas afirmaram que os aumentos foram parte de uma correção após os dados desanimadores do mês anterior.

Os dados ajustados sazonalmente mostraram que o superávit comercial caiu para 15,0 bilhões de euros ante 16,2 bilhões de euros em janeiro. O consenso das previsões apontava para uma queda para 15,4 bilhões de euros.

"A queda (nos dados da balança comercial) no mês anterior foi significativa, portanto nós estamos vendo uma recuperação considerável", afirmou Stefan Schilbe do HSBC Trinkaus. "O aumento nas importações mostram que a economia doméstica está com um desempenho melhor. Nós esperamos que as importações na Alemanha continuem fortes", emendou.

(Reportagem de Sarah Marsh)
Fonte: Reuters

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *