Exportações de café registram alta de 1,3% em 2015

Imprimir

As exportações totais de café registraram recorde em 2015. Foram 36,8 milhões de sacas, aumento de 1,3% sobre o ano anterior, de 36,4 milhões de sacas, segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé).

No entanto, com a queda no preço mundial das commodities, houve queda no compilado das receitas durante o ano, comparado a 2014. Foram US$ 6,135 bilhões em 2015 ante US$ 6,596 bilhões do ano anterior.

"Os preços das commodities cederam muito. No café também, mas não tanto quanto nas demais", afirma o presidente do Conselho do CeCafé, Nelson Ferreira da Silva Carvalhaes.

Ainda de acordo com o executivo, os repasses aos produtores sobre a receita final com as exportações chegam a 90% do total, o que garante o avanço do segmento no agronegócio.

Segundo Carvalhaes, apesar das projeções ruins sobre o crescimento da economia nacional em 2016, a expectativa é positiva. "No agronegócio, o Brasil é muito eficiente. Apesar de todas as barreiras na economia, o setor do agronegócio e do café fez a lição de casa e continuará neste ano", concluiu.

Fonte: DCI (Fernando Barbosa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *