Exportações de café da atual safra seguem abaixo das de 2014/15

Imprimir

Os embarques brasileiros de café avançaram em outubro, mas, no acumulado da safra 2015/16 (de julho a outubro/15), ainda seguem inferiores aos do mesmo período de 2014. Esse resultado agregado reflete certo enfraquecimento das exportações de arábica – variedade mais vendida pelo Brasil – e, por outro lado, bom desempenho das exportações de robusta.

O volume de arábica na parcial desta safra está 4,5% menor, ao passado que o de robusta supera em 10,3% o volume do mesmo período da safra 2014/15, segundo dados do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Agentes consultados pelo Cepea indicam que o menor volume total enviado ao exterior na safra 2015/16 já era esperado pelo setor, uma vez que a quantidade embarcada na temporada passada foi muito elevada. Além disso, nesta safra (2015/16), o volume de café de qualidade superior, mais demandado por estrangeiros, está menor.

Quanto ao robusta, os embarques nacionais têm sido favorecidos pela retração nas vendas externas do Vietnã, maior produtor da variedade. No geral, as negociações internas envolvendo as duas variedades estão lentas. Agentes consultados comentam que boa parte dos embarques envolve o grão contratado há alguns meses.

Fonte: Cepea

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *