Exportações da Cooxupé crescem 19,4% em 2014 e atingem recorde

Imprimir

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) exportou um recorde de 3,232 milhões de sacas de 60 quilos de café arábica em 2014, alta de 19,4% ante as 2,706 milhões de sacas comercializadas no exterior em 2013. O volume corresponde a 9% das 36,32 milhões de sacas exportadas pelo País no ano passado, cuja alta ante 2013, de 14,7%, foi porcentualmente menor que a da cooperativa.

O presidente da cooperativa, Carlos Alberto Paulino da Costa, atribuiu o aumento das exportações da Cooxupé à maior demanda pelo café brasileiro e também à conquista de novos clientes em mercados como Estados Unidos, Canadá e União Europeia. "Como entrou mais café conseguimos ampliar nossas exportações com os novos clientes", disse Paulino ao Broadcast. O faturamento da cooperativa não foi divulgado, pois ainda passa por auditoria, segundo ele.

Ao todo, a Cooxupé movimentou 4,6 milhões de sacas em 2014, incluindo vendas de 800 mil sacas no mercado interno para torrefadores e produtores de café solúvel e outras 570 mil sacas para outras companhias exportadoras com operação no País. Em 2015, segundo Paulino, a cooperativa mineira deve movimentar 5 milhões de sacas de café e aumentar o volume exportado 7% a 10%.

O principal entrave para a Cooxupé, com 11,9 mil cooperados, é a possível quebra na safra do café por conta da estiagem que atinge a região produtora desde o fim do ano passado. "Agora começou a chover, mas antes estava preocupante. Se chuva normalizar e após uma nova avaliação nas lavouras, em março, a expectativa de chegar a 5 milhões de sacas (movimentadas) deve ser atendida", concluiu.

Fonte: Conselho Nacional do Café via Rede Social do Café

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *