Exportação de café do Vietnã cai 1,4% de janeiro a setembro; arroz também recua

Imprimir
As exportações de café do Vietnã nos nove primeiros meses deste ano deverão acumular uma queda de 1,4% em relação a igual período do ano anterior, somando 1,25 milhão de toneladas, o equivalente a 20,83 milhões de sacas de 60 quilos, indicaram dados divulgados pelo governo vietnamita.

A receita com os embarques da commodity do Vietnã, maior produtor global da variedade robusta, provavelmente diminuiu em 1% na comparação anual, para 2,158 bilhões de dólares, acrescentou o Escritório Geral de Estatísticas em relatório.

Considerando apenas o mês de setembro, as exportações de café do país foram estimadas em 100 mil toneladas, com valor de 188 milhões de dólares.

Enquanto isso, as exportações de vietnamitas de arroz deverão apresentar queda de 0,6% no acumulado dos nove primeiros meses deste ano, somando 5,026 milhões de toneladas.

A receita com os embarques do produto tende a somar 2,468 bilhões de dólares, alta de 12%.

Em setembro, as exportações de arroz do país asiático, um dos maiores fornecedores globais do cereal, totalizaram 420 mil toneladas, avaliadas em 215 milhões de dólares.

Fonte: Reuters (Por Phuong Nguyen)