Exportação de café da Costa Rica avança quase 7% em 2019/20

Imprimir
As exportações de café da Costa Rica totalizaram 1,134 milhão de sacas de 60 quilos na temporada encerrada no mês passado, alta de 6,7% em relação ao ano anterior, mostraram dados do instituto nacional de café Icafe nesta quarta-feira.

Os embarques da commodity em setembro, último mês da temporada 2019/20, mais que dobraram ante mesmo mês do ano passado, alcançado a marca de 56.448 sacas.

A Costa Rica, uma das menores produtoras de café da América Central –mas conhecida pelos seus grãos de alta qualidade–, viu as exportações avançarem apesar de problemas no mercado de trabalho e das flutuações dos preços, intensificadas nos últimos meses por causa da pandemia de coronavírus.

“É muito bom que este ano tenha terminado assim, diante de todas as alterações do mercado”, disse a diretora-executiva do Icafe, Xinia Chaves.

As vendas recordes para o mercado externo na última temporada prenunciam o que autoridades locais veem como uma safra abundante na temporada 2020/21, iniciada neste mês, com exportações estimadas em 1,6 milhão de sacas, o que representaria alta de 8,2% em relação ao ano anterior.

Embora o Icafe não tenha estimado os embarques de 2020/21, a Costa Rica costuma exportar cerca de 80% de sua safra de café.

Fonte: Reuters (Por Alvaro Murillo)