Expocafé terá palestras e cursos gratuitos

Imprimir

Maior evento do agronegócio café no Brasil, a 18ª edição da Expocafé oferecerá aos visitantes uma extensa programação de cursos e palestras gratuitos cujos temas passam, claro, pelo próprio café, mas também alcançam outros produtos, como vinhos e azeites. A feira acontecerá de 1 a 3 de julho, em Três Pontas, e vai receber visitantes de diferentes partes do Brasil e também de países da América Latina, América do Norte e Europa.

 

No estande da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), durante os três dias do evento haverá demonstrações de métodos de extração e degustação de cafés. A iniciativa é fruto de parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). “A programação é gratuita e permitirá que os visitantes do estande aprendam métodos de preparo e a diferença de sabores entre os vários tipos de café”, conta o diretor-presidente da Cocatrel, Francisco Miranda de Figueiredo Filho. No dia 1 de julho, o tema será os diferentes métodos utilizados no preparo do café pelas cafeterias de todo o mundo; no dia 2 haverá dicas de como deixar o café feito em casa muito mais saboroso; e, no dia 3, a agenda será de degustações comparativas que permitirão conhecer a diferença de sabores entre o café normal e os cafés especiais.

Já o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Marcelo Malta, vai apresentar, nos dias 1 e 2, novas cultivares para produção de cafés especiais. O curso vai mostrar aos participantes as características agronômicas de algumas cultivares de café lançadas pela EPAMIG, como a Catiguás MG 1 e MG2, a Araponga e a Paraíso 2. O curso será na Tenda de Eventos da Expocafé, de 15h às 16h nas duas datas, e terá vagas limitadas.

No estande da EPAMIG, no dia 2, haverá duas turmas, às 10h e às 16h, do curso de degustação comentada de vinhos. A enóloga Isabela Peregrino vai falar aos participantes sobre os diferentes tipos de vinhos finos e as características e técnicas que possibilitam a produção em regiões tradicionalmente cafeeiras. O curso é gratuito, aberto apenas a maiores de 18 anos, e as vagas são limitadas. Ainda no estande da EPAMIG, dia 3, haverá duas turmas, às 10h e às 14h, do curso de degustação comentada de azeites. O pesquisador Luiz Fernando de Oliveira mostrará aos participantes azeites com características sensoriais distintas e como identificar um bom azeite.

6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
Antecedendo a Expocafé 2015, o Campo Experimental da Epamig recebe em sua tenda de eventos, no dia 30 de junho, o 6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, que reúne pesquisadores, professores universitários, técnicos e cafeicultores de diversos estados brasileiros e representa oportunidade para intercâmbio de informações sobre tecnologia e produção mecanizada.

Sobre a Expocafé
A Expocafé acontece no Campo Experimental da EPAMIG, em Três Pontas. É realizada pela Cocatrel, EPAMIG e Universidade Federal de Lavras (Ufla), com apoio da Prefeitura Municipal de Três Pontas. A promoção é da Café Editora, empresa com mais de 10 anos de atuação e especializada no mercado de cafés. O objetivo dos organizadores é contribuir para a promoção da melhoria de renda e da qualidade de vida do produtor rural, a geração de empregos e a fixação do homem no campo. Em sua 17ª edição, em 2014, a Expocafé reuniu 140 expositores e recebeu 22 mil visitantes, gerando negócios no valor de aproximadamente R$ 200 milhões.

Café
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e o segundo maior consumidor do produto. Há cerca de 1.900 produtores divididos em 15 Estados: Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. A variedade de climas, relevos, altitudes e latitudes permite que o país produza uma ampla gama de tipos e qualidades de cafés.
Na safra 2015/16, o país deve colher 48,05 milhões de sacas de 60 kg de café, número superior aos 47,5 milhões da última safra. O café é o quinto item mais exportado do agronegócio brasileiro, atrás de soja, carnes, produtos florestais e itens do complexo sucroalcooleiro. Os principais importadores do café brasileiro são Alemanha, Estados Unidos, Itália, Bélgica e Japão. As exportações de café no Brasil alcançaram valor de US$ 1,7 bilhões nos três primeiros meses de 2015, número 36,18% superior ao registrado em igual período de 2014.

SERVIÇO
Expocafé 2015 –  Palestras e Cursos Gratuitos

1 – Degustação Comentada de Vinhos
Data: 2/7, uma turma às 10h e outra às 16h
Local: Estande da EPAMIG
Vagas: limitadas, apenas para maiores de 18 anos e gratuitas

2 – Degustação Comentada de Azeites
Data: 3/7, uma turma às 10h e outra às 14h
Local: Estande da EPAMIG
Vagas: limitadas e gratuitas

3 – Novas cultivares para produção de cafés especiais
Data: 1 e 2/7, de 15h às 16h
Local: Tenda de Eventos da Expocafé
Vagas: limitadas e gratuitas

4 – Demonstrações de métodos de extração e degustação de cafés
1/7 – Métodos de preparo de café: diferentes métodos utilizados nas cafeterias do mundo
Local: estande da Cocatrel
Vagas: limitadas e gratuitas

2/7 – Como preparar o café em casa: dicas de como deixar o café muito mais saboroso
Local: estande da Cocatrel
Vagas: limitadas e gratuitas

3/7 – Degustações comparativas: diferença de sabores entre café normal e café especial
Local: estande da Cocatrel
Vagas: limitadas e gratuitas

Fonte: Assessoria de Imprensa do Evento – Link Comunicação Empresarial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *