Expocafé 2019 discute redução de custos e alternativas tecnológicas na atividade cafeeira

Imprimir
A Expocafé 2019 apresenta ao público tecnologias e equipamentos para diminuir os custos na cafeicultura sem afetar a qualidade do produto final. “Neste momento, em que a atividade enfrenta dificuldades e preços baixos na safra, é muito importante oferecer ao produtor inovação e alternativas para baixar custos”, avalia o coordenador técnico da Expocafé e pesquisador da EPAMIG, César Botelho.

Com este propósito, a dinâmica de máquinas realizada nos dias 15 e 16 de maio, no Parque Cafeeiro do Campo Experimental da EPAMIG, em Três Pontas, proporcionou aos visitantes a oportunidade de conhecerem na prática, em 17 estações de campo, tecnologias para a lavoura e o funcionamento de equipamentos agrícolas, apresentadas pela EPAMIG, Emater-MG, Universidade Federal de Lavras e outras 13 empresas expositoras.

A empresa Experimental Teste Agrícola trouxe para a Dinâmica um drone pulverizador. “O equipamento pode aplicar qualquer tipo de produto agroquímico, em menor tempo e de forma mais precisa e segura”, defende o engenheiro agrônomo Wagner Mateus Costa Melo.

Os pesquisadores Sérgio Donzeles (EPAMIG) e Sammy Soares (Embrapa Café) apresentaram um protótipo de fornalha à lenha para a secagem do café. “A fornalha auxilia na geração de calor e redução de umidade, acelerando o processo de secagem”, explica Sérgio Donzeles, acrescentando que o protótipo tem como diferencial a queima dos gases que compõem a fumaça, o que faz com que a qualidade do café e a saúde dos trabalhadores do campo não sejam comprometidas.

O cafeicultor Lourival Porto (foto acima), da cidade de Campo Belo, participou do evento acompanhado da esposa e da filha. “A gente vem de uma família que sempre produziu café e, estamos em busca de novidades e troca de experiências”. Lourival destacou a estação sobre cultivares de café da EPAMIG. “Não conhecia as variedades de café que foram apresentadas hoje, mas estou levando amostras de sementes da Paraíso 2, para experimentar”.

Inovação e networking

Na manhã desta quinta-feira (16) foi realizado no estande institucional o Ambiente de Inovação EPAMIG. O momento foi destinado à interação entre pesquisadores, professores, empresários e integrantes de associações e cooperativas, além de representantes da Universidade Federal de Lavras e do Sebrae-MG. Na oportunidade a equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica da EPAMIG (NIT/DPIN) apresentou inovações na atividade cafeeira e produtos tecnológicos desenvolvidos pela Empresa.

O coordenador do Programa Estadual de Pesquisa Cafeicultura da EPAMIG, César Botelho (foto acima), falou sobre a proposta de interação entre pesquisa e empresas inovadoras no setor e da possibilidade de parcerias. A coordenadora de Transferência e Difusão de Tecnologias da EPAMIG Sul, Vanda Cornélio, destacou a importância de se fazer com que essa inovação chegue ao produtor.

Fonte: Imprensa Expocafé (Com fotos de Erasmo Pereira)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *