Expocafé 2015 será palco de lançamento de novidades para produtores

Imprimir

Maior evento do agronegócio café no Brasil, a 18ª edição da Expocafé contará com a presença de mais de 100 expositores e será palco de uma série de novidades em máquinas, implementos agrícolas, acessórios e outros produtos que chegam ao mercado com o objetivo de melhorar a produtividade de cultivo e, claro, a qualidade final deste produto que é marca do Brasil. A feira acontecerá de 1 a 3 de julho, em Três Pontas (MG), e vai receber visitantes de diferentes partes do país, além de países da América Latina, América do Norte e Europa.

Líder no mercado de equipamentos para manejo de áreas verdes, a Husqvarna apresentará o primeiro cortador de grama com tração nas quatro rodas do mercado, o HU725AWDH. O equipamento oferece ao operador o máximo de controle e facilidade no manuseio, principalmente em áreas inclinadas, em gramas densas ou em terrenos difíceis. “Estamos apostando fortemente no mercado de cortadores de gramas e por isso decidimos inovar e lançar o primeiro com tração nas quatro rodas, o que torna o equipamento altamente potente e seguro no manuseio. Essa é uma novidade que certamente terá uma grande aceitação no Brasil, pois ele pode ser utilizado nos mais diferentes terrenos com facilidade e segurança”, diz a gerente de Produtos da empresa, Graziela Lourensoni.

No estande da Terra Café, a estrela será o modelo R60 da LS Tractor, recém-premiado como trator do ano na categoria especiais durante a Agrishow, realizada no final de abril, em Ribeirão Preto (SP). A versão super estreita do modelo se adapta perfeitamente às necessidades da lavoura de café. “Este segmento de mercado estava esperando um trator que fosse dedicado às necessidades da produção de café e é isto que estamos levando para a Expocafé”, diz o diretor comercial e de marketing da LS Tractor, André Rorato. 

De acordo com o diretor-presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas, (Cocatrel), Francisco Miranda de Figueiredo Filho, as novidades apresentadas pelos expositores são o ponto alto da Expocafé, já que o evento reúne todos os elos da cadeia produtiva. “Esta é a melhor oportunidade que os produtores têm de conhecer o que há de mais novo em termos de tecnologia e maquinário disponíveis para melhoria da produção”, afirma. Entre as novidades deste ano, os expositores levarão cortadores de grama, medidores de umidade, sistema de pulverização eletrostático, misturadores, linhas de fertilizantes, adubadeiras, colheitadeiras e pás carregadeiras.

É o caso da nova linha Série M de pás carregadeiras que a Marispan Implementos Agrícolas vai apresentar. O produto foi concebido levando em conta as tecnologias de ponta já utilizadas na Europa e Estados Unidos e tem como vantagens a agilidade de desacoplamento e de troca de implementos frontais, além de um design diferenciado e uma estrutura robusta, leve e compacta. Além do estande na feira, a Marispan vai participar de uma das dinâmicas de campo da Expocafé, voltada para o setor de manejo.

Com 40 anos de atuação no mercado agrícola, a Santa Clara Agrociência mostrará aos produtores sua linha de fertilizantes minerais líquidos com alta concentração de enxofre solúvel em água e produtos em suspensões concentradas com tecnologia de nanopartículas. As formulações são de uso inédito no mundo e a empresa tem as patentes de fabricação e comercialização.

Além da feira com exposição de produtos e serviços focados no agronegócio café, a Expocafé 2015 terá dinâmicas de campo coordenadas pela equipe técnica da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG – que oferecem aos visitantes a oportunidade de acompanhar o funcionamento de máquinas e implementos.

“Nas estações de campo é possível saber mais sobre as máquinas e conhecer novas cultivares de café, além de materiais genéticos que estão em fase experimental e são resultantes do Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro da EPAMIG”, explica o presidente da Empresa, Rui da Silva Verneque. A participação nas dinâmicas é gratuita e as inscrições podem ser feitas no estande da EPAMIG durante o evento.

6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
Antecedendo a Expocafé 2015, o Campo Experimental da Epamig recebe em sua tenda de eventos, no dia 30 de junho, o 6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, que reúne pesquisadores, professores universitários, técnicos e cafeicultores de diversos estados brasileiros e representa oportunidade para intercâmbio de informações sobre tecnologia e produção mecanizada.

Sobre a Expocafé
A Expocafé acontece no Campo Experimental da EPAMIG, em Três Pontas. É realizada pela Cocatrel, EPAMIG e Universidade Federal de Lavras (Ufla), com apoio da Prefeitura Municipal de Três Pontas. A promoção é da Café Editora, empresa com mais de 10 anos de atuação e especializada no mercado de cafés. O objetivo dos organizadores é contribuir para a promoção da melhoria de renda e da qualidade de vida do produtor rural, a geração de empregos e a fixação do homem no campo. Em sua 17ª edição, em 2014, a Expocafé reuniu 140 expositores e recebeu 22 mil visitantes, gerando negócios no valor de aproximadamente R$ 200 milhões.

Café
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e o segundo maior consumidor do produto. Há cerca de 1.900 produtores divididos em 15 Estados: Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. A variedade de climas, relevos, altitudes e latitudes permite que o país produza uma ampla gama de tipos e qualidades de cafés.

Na safra 2015/16, o país deve colher 48,05 milhões de sacas de 60 kg de café, número superior aos 47,5 milhões da última safra. O café é o quinto item mais exportado do agronegócio brasileiro, atrás de soja, carnes, produtos florestais e itens do complexo sucroalcooleiro. Os principais importadores do café brasileiro são Alemanha, Estados Unidos, Itália, Bélgica e Japão. As exportações de café no Brasil alcançaram valor de US$ 1,7 bilhões nos três primeiros meses de 2015, número 36,18% superior ao registrado em igual período de 2014.

SERVIÇO
Expocafé 2015
Local: Campo Experimental da EPAMIG, na rodovia MG 167, em Três Pontas
(MG)
Data: 01 a 03.07.2015
Horário: 8h às 18h Entrada: Gratuita

6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
Local: tenda de eventos do Campo Experimental da EPAMIG, na MG 167, em Três Pontas (MG)
Data: 30.06.2015 Horário: 8h às 18h
Entrada: Gratuita

Dinâmicas de Campo
Local: Campo Experimental da EPAMIG, na MG 167, em Três Pontas (MG) Data: 1 de julho
Horário: 13h às 17h

Data: 2 de julho
Horário: 9h às 13h

Data: 3 de julho
Horário: 9h às 13h

Participação: gratuita
Inscrições: no estande da EPAMIG

Fonte: Link Comunicação Empresarial (Renata Monteiro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *