EXPOCAFÉ 2013: Rede Social do Café disponibiliza vídeos de palestras e dinâmicas de campo

Imprimir

Cerca de 20 mil pessoas passaram pela maior feira do agronegócio café do país, a Expocafé. Produtores de pequeno, médio e grande porte de diversos estados brasileiros como São Paulo, Paraná, Espírito Santo vieram até Minas Gerais para visitar o evento em busca de novidades tecnológicas.

A exposição de novos produtos como fertilizantes, herbicidas, máquinas e implementos agrícolas movimentou, em três dias de exposição na Fazenda Experimental de Três Pontas – MG, aproximadamente R$ 260 milhões em negócios, montante 30% maior que no ano de 2012. Novas cultivares desenvolvidas pela EPAMIG também foram apresentadas aos visitantes e devem estar no mercado a partir do próximo ano.

Autoridades e representantes da cafeicultura em Minas Gerais participaram da abertura da 16º edição da Expocafé no dia 12 de junho. O cenário atual da cafeicultura, a busca por maior visibilidade e pela valorização do produto final foram os principais temas abordados na solenidade.

O 4º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, realizado um dia antes da abertura oficial, recebeu cerca de 250 inscritos e contou com 9 palestras ministradas por diversos profissionais ligados à área, como pesquisadores, consultores, professores, estudantes, empresários entre outros interessados na cadeia produtiva. Durante o ciclo de palestras, foi dado enfoque maior na redução de custos de produção. Houve também a realização de debates , ocasião em que os seguintes temas foram discutidos: evolução das máquinas, desempenho da colheita mecanizada e cultivares de cafés aptas à colheita mecanizada, além dos benefícios e impactos da adoção de máquinas agrícolas nas lavouras em regiões montanhosas.

A Dinâmica de Máquinas é o momento que os visitantes da feira têm a oportunidade de acompanhar o funcionamento de máquinas e implementos em campo. Em 14 estações foi possível saber mais sobre colhedoras, derriçadeiras, sopradores e tratores. Os participantes também puderam conhecer novas cultivares de café, resultantes do Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro da EPAMIG, em parceria com outras instituições de pesquisa que integram o Consórcio Pesquisa Café.

A Rede Social do Café disponibiliza para quem não pôde comparecer ou para quem esteve presente e gostaria de ver novamente, o Cardápio de Palestras do 4º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira e também o Cardápio da Dinâmica de Campo Virtual, que podem ser conferidos nos seguintes links:

4º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira: http://bit.ly/15kqxHH
Cardápio da Dinâmica de Máquinas Virtual: http://bit.ly/11M82Kq

Fonte: Rede Social do Café (Daniela Novaes) com informações da Ascom UFLA e Ascom EPAMIG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *