Expocafé 2012 capta atenções

Imprimir

Considerada a maior feira do agronegócio do café no território brasileiro, terá lugar na Fazenda Experimental da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), em Três Pontas (Sul de Minas), um dos municípios brasileiros que apresenta maior concentração de pés de café por metro quadrado. Procurando, novamente, surpreender de forma positiva os visitantes, irá acompanhar, certamente, a evolução no processo produtivo, no pós-colheita e processamento, focando, ainda, as inovações surgidas ao nível da colheita.

Os visitantes irão encontrar o espaço ideal para aprofundar e reforçar as relações comerciais, estabelecer parcerias e sinergias, descobrir oportunidades, bem como realizar negócios.

Cerca de 110 empresas expõem, todos os anos, os seus produtos, novidades em máquinas e implementos destinados à cultura do café, desde o plantio até à colheita, como pulverizadores, bombas de alta pressão para o uso de inseticidas, equipamentos que facilitam a aplicação de alguns preparados químicos (inseticidas, fungicidas, herbicidas e fertilizantes), entre outras coisas.

Antônio Lima Bandeira, presidente da EPAMIG, destacou a necessidade de promover a difusão de tecnologias por todos os elos da cadeia agroindustrial do café, propondo a inclusão dos setores industrial e de exportação enquanto fatores de atração para diferentes públicos.

Mairon Mesquita, coordenador da Expocafé, tendo assinalado que o intuito seria atrair e captar segmentos relacionados com a cadeia produtiva do café, afirmara que "pretendemos abrir a feira para a participação de transportadoras, certificadoras e para outros setores associados à cafeicultura".

Na verdade, a presença da totalidade dos elos permite diversificar as oportunidades de negócio e complementar a oferta disponível, o que pressupõe uma maior afluência de visitantes, com perfis mais diversificados.

As atividades do certame iniciam-se, dia 19 de junho, com a realização do 30.º Simpósio da Mecanização da Lavoura Cafeeira, cujo acesso está limitado a participantes previamente inscritos.

A partir do dia 20, o público em geral (produtores e representantes da indústria cafeeira) terá a oportunidade de assistir à exposição de equipamentos, máquinas e insumos, bem como a outros eventos paralelos, como as dinâmicas de campo (por meio das quais os produtores e operadores ficarão a conhecer o funcionamento de máquinas e equipamentos), os cursos de capacitação para operadores de máquinas e, por último, o evento Café com Saúde (promovido pela EPAMIG em parceria com a Universidade Federal de Lavras). A modernização da maquinaria é uma das premissas fundamentais para maximizar a produtividade, o processamento dos grãos e a qualidade do produto.

Tendo-se iniciado, em dezembro, a comercialização de stands daquele que é um dos eventos de maior referência no setor da cafeicultura brasileira, sob a direção da EPAMIG, a Comissão de Organização e Comercialização informou recentemente que 85% dos stands já se encontram vendidos, tendo a grande maioria deles sido arrecadada por empresas que já estiveram presentes nas feiras anteriores e haviam feito a pré-reserva.

O coordenador do evento adiantou ainda que "Foi o primeiro ano que a comercialização teve início com seis meses de antecedência", segundo informações divulgadas no portal Revista Cafeicultura.

A rápida e forte adesão à alocação dos stands marca o início dos preparativos.

Antônio Augusto Braighi, membro da referida comissão, referiu que "Para esta edição aumentamos a área e o número de stands e estamos tendo um retorno bastante positivo dos expositores. Cem empresas já estão confirmadas", conforme é indicado no site institucional do evento.

Importa referir que o prazo dado para a confirmação de compra dos stands pré-reservados findou no passado dia 3 de fevereiro, sendo que, com isso, a comercialização de alguns stands estará acessível a novas empresas interessadas em participar.

A edição anterior contou com a presença de mais de 22 mil visitantes, tendo movimentado, em termos de negócios, 228 milhões de reais (cerca de 99,64 milhões de euros).

Fonte: HOSTELVENDING.com.pt (Portugal)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *