Eventos vão agitar o setor cafeeiro no Sul de Minas

Imprimir

De 17 a 21 de novembro, três eventos importantes serão realizados, simultaneamente, em Poços de Caldas, para enaltecer o produto café desde a sua produção até o consumo final. O “Nosso Café é Cultura” trará exposição de artes e artesanatos, cafés especiais da região, comidas típicas, cafeteria cultural e muito mais. O “2° Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis” irá abranger de forma sistemática a Viabilidade econômica das boas práticas do processo e a Associação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA realizará a final das fases do 11° Concurso de Qualidade Cafés do Brasil. Os vencedores do concurso terão os nomes revelados durante a cerimônia oficial de entrega de prêmio Cup of Excellence 2010, no dia 19.

Serão cinco dias de completo aprendizado para os participantes, através da promoção de debates e da integração dos diversos segmentos do agronegócio café. Haverá ainda, a troca de experiência da cafeicultura socialmente justa, ecologicamente correta e economicamente viável. O programa visa atrair produtores, técnicos, consultores, pesquisadores, extensionistas, estudantes universitários, lideranças de associações e cooperativas, empresários, cafeicultores, além do consumidor final o qual poderá agregar mais conhecimento junto a momentos de lazer.

O Palace Hotel abrigará parte do evento voltado para estudos, palestras e trabalhos científicos, a outra parte, ficará no Parque José Affonso Junqueira com as tendas montadas com estandes de expositores e vitrines de cafés especiais da região, apresentações artísticas, cursos culinários pelo SENAC, casa do Caboclo do SESC e artesanatos.

No ano passado, o evento científico, reuniu mais de duzentos participantes em três dias de debates. Segundo uma das realizadoras do evento, Siomara Bonafé, da Prisma Eventos, este ano, a expectativa de público é ainda maior. “Quando o programa foca assuntos de suma importância sobre o produto, traz novidades para a área e prioriza diversos setores cafeeiros é natural que o público prestigie e ainda, retorne na próxima oportunidade. Além de trazer novos interessados, o público garante o sucesso obtido nos anos anteriores”, ressaltou Siomara.

Fortes alianças formam a base do evento que se solidifica a cada ano. O Nosso Café é Cultura, o 2º Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis e o 11º Concurso de Qualidade dos Cafés do Brasil conta com a realização da 4C Association, do Instituto Imaflora, da FLO – Fairtrade, a Coordenação Científica do Instituto Agronômico de Campinas – IAC.

Tem o apoio do Certifica Minas, UTZ Certified Good Inside, da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, do Polo de Excelência do CAFÉ (UFLA), entre outros. O Nosso Café é Cultura é um evento idealizado e organizado pela empresa Prisma Eventos.

Fonte: Poços Net

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *