Estudo aponta queda de confiança dos produtores rurais

Imprimir

Um levantamento feito pelo Programa de Pesquisa em Agronegócio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP demonstrou que a confiança dos produtores rurais, de modo geral, apresentou queda nos últimos meses, enquanto os agricultores de soja mostraram-se mais confiantes.

A medição é realizada por meio do Índice de Confiança do Produtor Rural (IPCRural) e Índice de Confiança do Produtor de Soja (ICPSoja), realizados desde 2010 e que foram encampados pelo AgroFEA. Os índices abordam quatro tópicos: intenção de compra de insumos, de equipamentos e implementos, avaliação sobre preço do produto cultivado e percepções sobre atuais condições do negócio.

Os índices são apurados em entrevistas realizadas pelo Programa de Pesquisa em Agronegócio da Fearp (AgroFEA), com base em uma amostra representativa de produtores de soja, milho, cana, café, arroz, citros e algodão em 16 estados brasileiros. A coleta é realizada entre o primeiro e o último dia útil de cada trimestre e a divulgação é trimestral.

ICPRural

O índice que mede a confiança geral dos produtores rurais brasileiros caiu 3% em relação a abril e atingiu 89,8 pontos em outubro, seguindo abaixo do nível de confiança.

O subíndice ‘equipamentos’ teve a maior queda entre os subíndices do indicador, marcando 17% menos que em abril. Já o subíndice ‘insumos’, marcou 112,7 e, apesar da queda, ainda é o único acima do nível de confiança.

Segundo o professor Roberto Fava Scare, coordenador do AgroFEA, os resultados sinalizam maior preocupação do produtor quanto aos investimentos na produção e no controle de pragas.

Fonte: Globo Rural Online

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *