Estoque de café do governo pode ser comercializado via leilão

Imprimir

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, autorizou por meio da Portaria 760, publicada quarta-feira (15) no Diário Oficial da União, a Secretaria de Produção e Agroenergia transferir à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em consignação, os estoques governamentais de café sob gestão do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).

O objetivo, de acordo com a portaria, é tornar viável a comercialização do grão via leilões públicos, por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização (SEC) da Conab. Segundo a portaria, a Secretaria de Produção e Agroenergia está também autorizada a transferir créditos necessários à execução desses leilões. Até o momento, os leilões públicos dos estoques oficiais eram realizados pelo sistema eletrônico do Banco do Brasil.

Estima-se que os estoques oficiais são de cerca de apenas 500 mil sacas de 60 kg. O produto é considerado velho e, portanto, depreciado. No início deste século, o volume alcançava cerca de 5,6 milhões de sacas. O grão está depositado em unidades armazenadoras localizadas nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Espírito Santo.

Fonte: Agência Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *