Estoque de café de países produtores está em nível crítico, diz Bertone

Imprimir

Os estoques de café em países produtores estão em nível crítico, conforme o secretário de produção e agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone. "Os estoques internacionais eram significativamente maiores. Hoje, estão até em níveis críticos, perto de 13 milhões de sacas nos países produtores. Os dos consumidores estão em nível razoável, mas o consumo tem crescido na ordem de 2% a 2,5% ao ano", contextualizou.

Como o Brasil deve colher safra recorde, o secretário disse esperar um equilíbrio maior da oferta este ano. "O Brasil é protagonista na produção mundial de café e está quase batendo os Estados Unidos no consumo também", comparou. Além disso, ele salientou que, a partir de 2013, o País poderá entregar café certificado na bolsa de Nova York. "Estamos em um excelente momento", avaliou.

O que é melhor, segundo a análise de Bertone, é que, apesar de maior, a safra brasileira deste ano não será "tão espetacular" a ponto de causar desequilíbrio dos preços. "Já na Colômbia, a produção está em queda e, na América Central, estagnada. No Brasil, a boa produção nos proporcionará atingir a meta da balança (de US$ 100 bilhões em exportações do agronegócio este ano). Aqui o mercado cresce, apesar da crise financeira internacional", afirmou.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *